10° Congresso das Domésticas reforça luta por direitos e igualdade

21 de setembro de 2011 às 11:56

O 10º Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas que reuniu 120 delegadas e delegados foi encerrado domingo (18), em Recife, após quatro dias de debates sobre formas de organização visando efetivar as conquistas garantidas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Com aproximadamente 8 milhões de profissionais, a categoria continua em luta para igualar seus direitos aos de outros trabalhadores. Dentre as reivindicações estão o direito ao Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, proteção contra a demissão sem justa causa, pagamento de horas extras e seguro contra acidente de trabalho.

Segundo Creuza de Oliveira, presidenta da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), além das questões trabalhistas, também foram debatidos temas mais amplos que ajudam a fortalecer a luta da categoria.

Agência Sindical