11º Congresso Nacional da Conam debate políticas públicas para habitação e saúde

27 de maio de 2011 às 11:55

Durante os próximos dias 26 a 29, a Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) vai promover o 11º Congresso nacional da entidade, que visa  debater as políticas públicas desenvolvidas para as cidades.

Realizado na cidade de Praia Grande, o Congresso vai estabelecer diretrizes para temáticas como Moradia, Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana e o Sistema Único de Saúde.

Já foram confirmadas as presenças do ministro da Saúde, das Cidades e do presidente da Caixa Econômica Federal. Estarão presentes também diversas entidades dos movimentos sociais e aliados da luta comunitária brasileira.

Para Bartíria Lima da Costa, presidente da Conam,  o objetivo do evento é ampliar as discussões voltadas às plataformas de luta do movimento. “Os principais temas de discussão serão a moradia e a saúde. A política das cidades e a reforma urbana são sempre temas fortes. Na saúde, vamos discutir a regulamentação de recursos e o fortalecimento do SUS. Precisamos nos organizar, levantar temas importantes no encontro e, assim, mobilizar e engajar a sociedade nessa luta por melhores condições de moradia”, ressalta. “Esse encontro é uma consequência do trabalho que realizamos nas sessões plenárias”, pontua Bartíria.

A presidente da Conam ressalta que, a partir dos relatos de desafios cotidianos das lideranças presentes, o movimento precisa ter uma agenda organizada. “Vamos discutir amplamente assuntos como a PEC 285, da Moradia Digna, que está em tramitação no Congresso”, exemplifica.

Além das lutas por melhores condições de moradia, Bartíria acredita que uma das mesas mais aguardadas é a do Sistema Único de Saúde, que abordará o fortalecimento e o controle social do SUS. “Essa mesa gera expectativa. Existe uma grande necessidade em saber os rumos da saúde pública”.

A Conam é uma entidade do movimento popular comunitário com o papel de organizar as federações estaduais, uniões municipais, associações comunitárias, entidades de bairro e similares. Atualmente, a Conam reúne mais de 550 uniões municipais de associações de moradores, com presença em 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Fonte: CTB, com informações da Conam e Vermelho