22º Leilão de Biodiesel, o maior realizado até hoje

01 de junho de 2011 às 10:40

O 22º Leilão de Biodiesel da ANP, o maior realizado até o momento, tanto em relação ao volume oferecido quanto ao faturamento, teve sua fase de lances finalizada na última quinta-feira (26/5), dois dias depois de sua abertura. Ao todo, 39 unidades produtoras arremataram ao menos um item dos 199 licitados, com um volume total de 700 milhões de litros de biodiesel. Com o fechamento da fase de lances, o deságio global do 22º. Leilão de Biodiesel foi de 5,01% em relação aos Preços Máximo de Referência (PMR) ponderados estabelecidos no edital. O total negociado foi de R$ 1.545.254.510,00. Esses resultados ainda estão sujeitos a homologação pela diretoria da ANP.

No primeiro dia (24/5), foram negociados os volumes referentes ao Lote 1 (560 milhões de litros de biodiesel), para empresas detentoras do Selo Combustível Social. Neste dia, o deságio médio para os itens com PMR de R$ 2,2610, 10 e 15 milhões de litros, foi de 0,41%, enquanto que o deságio para os demais itens, com PMR de R$ 2,3800, foi de 5,31%, gerando um volume de recursos de R$ 1.261.430.140,00.

No segundo dia (25/5), quando foram negociados os itens do Lote 2 (140 milhões de litros de biodiesel), o deságio médio foi de 3,35% para os itens com Preço Máximo de Referência  de R$ 2,2610 e de 16,63% para aqueles com Preço Máximo de Referência de R$ 2,3800. Neste dia, o volume de recursos negociado foi de R$ 283.824.370,00.

Fonte: ANP, informações da Assessoria de Imprensa/SCI