Pular para o menu
1474389211

5ª edição do “Na Trilha da Democracia” traz Jessé de Souza para debater conjuntura brasileira

20 de setembro de 2016 às 13:33

destaque

Foto: Arquivo

Como a mentira das elites é adotada pela classe média? É com o objetivo de responder a esse questionamento e debater a atual conjuntura política do país, que a 5ª edição do projeto “Na Trilha da Democracia” traz o sociólogo, professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador brasileiro, Jessé de Souza*. O evento, está marcado para acontecer hoje, dia 20 de setembro, às 19h, no auditório Otto Brito de Guerra, prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e integra o ciclo de palestras que o SINDIPETRO-RN, o ADURN-Sindicato e a Frente Brasil Popular têm promovido ao longo deste ano, em parceria com outros sindicatos e movimentos sociais. 

Neste encontro, o sociólogo estará lançando seus dois mais recentes livros “A tolice da inteligência brasileira” e “A radiografia do golpe”. No primeiro, Jessé contesta a tese que o problema da economia e da democracia brasileiras nasce de deficiências culturais que temos frente aos países desenvolvidos. Para ele, surge da incapacidade do sistema em integrar um vasto contingente de excluídos, a quem faltam equipamentos de educação, autoestima e cidadania.

Em “A radiografia do golpe”, o sociólogo Jessé Souza apresenta uma análise acadêmica contundente do processo de impeachment que levou ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Ele aponta como os ataques jurídicos, políticos e midiáticos reverteram o processo de hegemonia no governo brasileiro, colocando o país nas mãos dos interesses financeiros e políticos de uma pequena elite.

Crítico da ideia de que a luta recente pelo impeachment no país, com o argumento de combate à corrupção, é um exemplo de cidadania, o sociólogo tem afirmado que a construção do cenário de luta pela moralidade envolve um trabalho sedutor e constante dos meios de comunicação, que só podem ser combatidos por movimentos organizados a partir das bases.

O evento é gratuito e aberto ao público.

*Professor titular de ciência política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em direito pela Universidade de Brasília, fez mestrado na própria UnB. É, ainda, doutor em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg (Alemanha), pós-doutorado em filosofia e psicanálise pela New School for Social Research, de Nova York, e livre docente em sociologia pela Universität Flensburg (Alemanha).

Compartilhar: