9º CONFUP

26 de julho de 2014 às 13:07

Baixe AQUI o Relatório do 9º CONFUP

Com o tema Petroleiros: 50 anos construindo a história da Petrobrás, a solenidade de abertura do IX CONFUP homenageou os 20 anos da greve de 1983, destacando as lutas da categoria ao longo destas cinco décadas de existência da Petrobrás. A solenidade também teve uma importância histórica para os trabalhadores que, pela primeira vez receberam no Congresso da categoria o presidente da Petrobrás e um Ministro de Estado: José Eduardo Dutra e Jacques Wagner (então ministro do Trabalho).

Realizado em Campinas (SP), entre os dias 10 e 13 de julho de 2003, o IX CONFUP contou com a participação de 331 delegados, que deliberaram sobre importantes eixos da campanha reivindicatória, entre eles, o fim das discriminações contra os trabalhadores do Sistema Petrobrás, a reintegração dos demitidos, a reabertura do Plano Petros e a primeirização das atividades permanentes, com recomposição do efetivo próprio. Os delegados também referendaram as propostas da CUT para as reformas da Previdência, Sindical e Trabalhista, além de aprovaram a realização de uma Plenária Estatuinte da FUP.