Pular para o menu
1533220297

Abertura da Plenafup faz apelo à unidade

02 de agosto de 2018 às 11:31

destaque

Foto: Arquivo

Realizada na noite desta quarta-feira, 1º de agosto, no Rio de Janeiro, a solenidade de abertura da VII Plenária Nacional da FUP (Plenafup) reuniu representantes da CUT, CTB, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, entre outras entidades, além de centenas de trabalhadores e trabalhadoras, representando petroleiros e petroleiras de todo o Brasil.

Sob o tema “Reagir, Lutar, Vencer”, o ato foi caracterizado por uma ampla defesa da unidade política e de ação de todas as forças interessadas na retomada do desenvolvimento com soberania, democracia, valorização do trabalho e justiça social, tendo como centro a luta pela liberdade e pelo direito de o ex-presidente Lula se candidatar à Presidência da República.

Não por acaso, o evento foi realizado na quadra da GRES Paraíso do Tuiuti. Sediada no bairro operário de São Cristóvão, a Escola de Samba surpreendeu no desfile carnavalesco de 2018, conquistando o vice-campeonato, com um enredo que questionava o fim da escravidão, criticando a exploração assalariada.

Durante o desfile, as alegorias da Paraíso do Tuiuti fizeram alusão à contrarreforma trabalhista e entre os destaques, com direito à faixa presidencial, o golpista Michel Temer foi retratado como um vampiro.

A VII Plenafup reúne delegados e delegadas eleitos em assembleias ou congressos regionais convocados pelos 13 sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros – FUP. O evento se estende até o próximo domingo (5/08), promovendo painéis e debates sobre a conjuntura política e econômica do país e questões específicas relacionadas à geopolítica do petróleo, privatizações, previdência, condições de trabalho e questões de gênero, entre outros temas. 

Compartilhar: