Ato Político

Abertura do CONFUP destaca importância do momento político para a classe trabalhadora

Comemorando 30 anos de existência, entidade anfitriã saúda delegações de outros Estados

15 de agosto de 2014 às 18:49

Foto: Deivson Mendes

Ao abrir o evento, na condição de representante da entidade anfitriã, o coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, José Araújo, ressaltou a satisfação da categoria petroleira norte-riograndense em receber a 16ª edição do Congresso, especialmente no momento em que o sindicato potiguar completa 30 anos de existência. Araújo também lamentou a morte do candidato à Presidência da República Eduardo Campos e parabenizou a FUP pelos 21 anos de vida, desejando um congresso vitorioso.

Já, o também diretor do SINDIPETRO-RN e secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Divanilton Pereira, destacou o momento estratégico que vive o país, às vésperas das eleições presidenciais. Para Divanilton, a unidade da classe trabalhadora e de todas as entidades que a representam será fundamental para reeleger a presidenta Dilma, a fim de que se possa prosseguir com o projeto de Governo iniciado, em 2003, com a eleição de Lula. “Só assim será possível avançarmos no rumo das mudanças”, frisou.

Mesa – Além do coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, José Araújo, e o secretário a CTB, Divanilton Pereira, participaram da mesa de abertura, o coordenador-geral da FUP, João Morais; o presidente da CUT, Wagner Freitas; o representante da Global Union, Jorge Almeida; a representante da secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho; o representante do PT/RNCom a realização de encontros nas áreas de formação, comunicação e jurídica, mesas temáticas e relançamento de “O livro negro da ditadura militar”, teve início, nesta quinta-feira, 14, o XVI Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros – CONFUP. A solenidade de abertura contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre delegados, convidados, observadores e assessores, e foi realizada no salão de eventos do hotel Pirâmide, em Natal. O CONFUP estende-se até o próximo domingo, 17 de agosto.

Ao abrir o evento, na condição de representante da entidade anfitriã, o coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, José Araújo, ressaltou a satisfação da categoria petroleira norte-riograndense em receber a 16ª edição do Congresso, especialmente no momento em que o sindicato potiguar completa 30 anos de existência. Araújo também lamentou a morte do candidato à Presidência da República Eduardo Campos e parabenizou a FUP pelos 21 anos de vida, desejando um congresso vitorioso

.

Mesa – Além do coordenador-geral do SSINDIPETRO-RN, José Araújo, e o secretário a CTB, Divanilton Pereira, participaram da mesa de abertura, o coordenador-geral da FUP, João Morais; o presidente da CUT, Wagner Freitas; o representante da Global Union, Jorge Almeida; a representante da secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho; o representante do PT/RN, Luís Claudio Silva; o presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto; o representante da CNQ, Itamar Sanches; o representante do MAB, José Josivaldo; o representante da Petros, Nilton Carneiro; o representante das delegações internacionais, Mohamed Jadallah, pela União Geral dos Trabalhadores Palestinos; o representante do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha; além do coordenador-geral da Federação de Metalúrgicos da CUT, Paulo Cais.

A programação do CONFUP prossegue nesta sexta-feira, com a aprovação do Regimento Interno; escolha da tese-guia; realização de mesas temáticas sobre a conjuntura brasileira e sobre a exploração e produção em campos terrestres; e início dos trabalhos em grupo.

Confira a programação completa:, Luís Claudio Silva; o presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto; o representante da CNQ, Itamar Sanches; o representante do MAB, José Josivaldo; o representante da Petros, Nilton Carneiro; o representante das delegações internacionais, Mohamed Jadallah, pela União Geral dos Trabalhadores Palestinos; o representante do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha; além do coordenador-geral da Federação de Metalúrgicos da CUT, Paulo Cais.

Confira a programação completa:

15/08/2014 – SEXTA-FEIRA

08 às 12h – Credenciamento dos delegados para XVI CONFUP

12 às 14h – Credenciamento dos suplentes dos delegados

09 às 10h – Aprovação do Regimento Interno e Eleição da Mesa Diretora

10 às 11h – Apresentação das teses e eleição da tese guia

11 às 13h – Mesa temática – "Complexa conjuntura no Brasil e na Petrobrás - impactos, estratégias e perspectivas" – Cloviomar Cararine – Subseção DIEESE/FUP

13 às 14h – Almoço

14 às 16h – Debate: Perspectivas da exploração e produção dos Campos Terrestres no Brasil

16 às 20h – Trabalhos em Grupos

20h - Jantar

16/08/2014 – SÁBADO