Pular para o menu
1434651663

ATP-Mar: Sindicato encaminha pauta sobre Dia do Desembarque

18 de junho de 2015 às 15:21

destaque

Foto: Gilson Sá

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 18, na Sede Administrativa da Petrobrás, em Natal, a Diretoria do SINDIPETRO-RN formalizou a entrega de uma Pauta de Reivindicações dos trabalhadores lotados nas plataformas marítimas da UO-RNCE, referente ao “Dia do Desembarque”. O documento foi encaminhado a representantes regionais da Companhia responsáveis pela área do ATP-Mar e pelo gerenciamento dos Recursos Humanos. Alguns pleitos foram bem aceitos pelos dirigentes da Empresa, mas o 1º item da Pauta, que trata da “Pontuação”, ainda será analisado mais demoradamente pela equipe local, antes de ser levado à instância superior.

Na atualidade, o padrão adotado pela gerência local do ATP-Mar para os trabalhadores que se encontram permanentemente engajados em regimes especiais de trabalho é de 7x7, 7x14. O que os trabalhadores reivindicam é a garantia de que, além da anotação de 1,5 para o dia de trabalho embarcado, seja creditado meio dia (-0,5) de folga, ao invés de um dia inteiro, como vem sendo debitado no segundo desembarque.

Como justificativa, os diretores do SINDIPETRO-RN exemplificam a existência do modelo reivindicado, em acordo feito pela Petrobrás com trabalhadores da Bacia de Campos, cuja situação é análoga à daqui. O fato comprova a possibilidade de adoção do meio dia de folga para trabalhadores do Rio Grande do Norte, que apenas reclamam o reconhecimento da problemática e a correção de uma injustiça.

Os outros pontos constantes da Pauta cuja pactuação foi praticamente acordada são: a) fixação do horário de término da troca de turma às 10h; b) pagamento de hora extra ao tempo excedente às 10h, caso ocorra atraso na programação de troca de turma - considerando o tempo além da saída da PUB-02 para o Porto de Guamaré; e, c) transporte terrestre da Sede Natal para o Porto de Guamaré, com manutenção do horário de saída às seis horas.

Compartilhar: