Plena Engenharia

Atrasos salariais levaram trabalhadores à greve

Empregados também realizaram um ato público na entrada da Base 34, em Mossoró

15 de dezembro de 2010 às 20:00

Foto: Arquivo

No último dia 8, os trabalhadores da Plena Engenharia, empresa que presta serviços à Petrobrás, paralisaram suas atividades e realizaram um ato público na entrada da Base 34, em Mossoró. Os protestos tiveram por motivação os repetidos atrasos no pagamento de salários, pois, até aquela data, como em ocasiões anteriores, os trabalhadores não haviam recebido o pagamento do mês (novembro), e nem a parcela do 13º.

A greve foi mantida até o dia 10, quando a Plena efetuou o pagamento dos salários e da parcela do 13º - ainda que com alguns entraves (ver matéria abaixo). A Empresa também assumiu o compromisso de fazer o pagamento da 2ª parcela do 13º no dia 15/12, e de não praticar nenhum tipo de punição aos trabalhadores, em decorrência da realização do movimento paredista. Os trabalhadores, por sua vez, aprovaram o Estado de Greve, e decidiram que, a partir de agora, a paralisação terá início logo no 6º dia útil do mês, sempre que a Empresa atrasar o pagamento dos salários. Em Natal, a Plena mantém dois contratos com a Petrobrás, e os trabalhadores se encontram em situação semelhante.

Solidariedade de classe - Ao iniciar a greve, demonstrando grande unidade e disposição de luta, os funcionários da Plena decidiram que só iriam retornar ao trabalho, juntos, em um mesmo horário, quando a situação de todos fosse regularizada. No entanto, no dia 10, quando se preparavam para retornar às atividades, um companheiro e uma companheira, munidos de seus respectivos extratos de conta, relataram que não haviam recebido o salário, apenas a parcela do 13º. Imediatamente, os cerca de 100 trabalhadores decidiram que só retornariam aos seus postos quando a situação das duas pessoas fosse resolvida. Por intermédio do Sindicato, a empresa tomou conhecimento da decisão e, ainda pela manhã, regularizou a situação.