Pular para o menu
1434657133
Mossoró

Baker/BJ quer viabilizar mudança no transporte de trabalhadores

Empresa propõe utilização de vans para deslocamento casa-trabalho e trabalho-casa

18 de junho de 2015 às 16:52

destaque

Foto: Deivson Mendes

Em reunião realizada nesta terça-feira, 16, com o diretor do SINDIPETRO – RN, Manoel Assunção, o gerente da Baker/BJ, Marcelo Maia, propôs a substituição do auxílio-transporte pago aos trabalhadores pela utilização de vans, locadas pela Empresa, a fim de viabilizar o transporte de funcionários. Para Assunção, a decisão é benéfica para a saúde e a segurança dos empregados, mas é necessário dialogar com a categoria antes de qualquer tomada de decisão.

“É necessário fazer uma pesquisa para sabermos se a maioria, de forma democrática, concorda com as mudanças, sem que haja uma imposição unilateral de medidas pela empresa”, explica Assunção. O diretor lembra ainda que “lutamos por melhor qualidade de vida para os trabalhadores e, por isso, não admitimos, por hipótese alguma, que os mesmos retirem o dinheiro do próprio bolso para pagar a locomoção ao serviço”.

A Baker/BJ tem consciência de que a proposta ainda será discutida pelo Sindicato com a categoria, em reuniões a serem realizadas nas próximas semanas. Porém, mesmo sem uma decisão, o gerente Marcelo Maia informa que cotações já estão sendo feitas para viabilizar a contratação das vans. “O orçamento da locação ultrapassa o valor do auxílio pago aos trabalhadores, não representando corte de despesas, mas, sim, um benefício para os colaboradores”, esclarece o gerente.

Cobranças – Durante a reunião, o diretor do SINDIPETRO–RN também falou sobre o pagamento da interjornada para os trabalhadores. “Mesmo que o funcionário tenha ultrapassado a jornada diária e receba o adicional de sobreaviso, é necessário o pagamento das horas-extras, caso tenha efetuado, bem como, o gozo do intervalo de 11 horas de descanso entre cada jornada”, cobrou Assunção. Já, para a terceirizada, os funcionários devem ficar à disposição da empresa sem ônus a partir da meia noite. O assunto ainda será discutido entre o setor jurídico da Baker/BJ com o SINDIPETRO–RN.

ACT–2015/2016 – Com data base em 1º de maio, a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho da Baker/BJ ainda continua sendo analisada pela Federação Única dos Petroleiros – FUP, no Rio de Janeiro. A direção do SINDIPETRO–RN espera que seja marcada uma reunião com a Gerência de Recursos Humanos da empresa nas próximas semanas para, em seguida, discutir seu conteúdo com as bases.

Compartilhar: