Cármen Lúcia é confirmada como a primeira mulher a presidir o TSE

07 de março de 2012 às 09:35

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou nesta terça-feira que a ministra Cármen Lúcia será a próxima presidente da corte, a primeira mulher na história a assumir o cargo.

A escolha de Cármen Lúcia já era esperada, pois o cargo tem de ser ocupado por um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e, tradicionalmente, por ordem de antiguidade.

Ela substituirá o colega Ricardo Lewandowski e deverá tomar posse no final de abril deste ano.

Na noite desta terça-feira houve uma votação simbólica, realizada entre os sete ministros do tribunal.

Ela recebeu seis votos --de todos menos o dela. O vice será Marco Aurélio Mello, que apesar de ter sido nomeado ministro do Supremo no início dos anos 90 (ou seja, antes da colega), já ocupou a presidência do TSE por duas vezes.

Cármen Lúcia será responsável por organizar as eleições municipais deste ano. Em rápido discurso, ela afirmou que conduzirá o tribunal com "honestidade e dedicação, dando sequência ao trabalho já realizado, com o compromisso de bem servir à República e ao povo brasileiro".

A ministra ainda lembrou que este ano é o octogésimo aniversário do voto feminino no Brasil e que as mulheres representam hoje 52% do eleitorado brasileiro.

Fonte: Folha