Campanha Reivindicatória: Pauta referendada em assembleias já está com a Petrobrás

23 de agosto de 2017 às 09:05

Foto: FUP

A pauta reivindicatória dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás, relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019, já está com a companhia. O documento foi entregue na manhã da última sexta-feira, 18, por uma comissão de dirigentes sindicais integrantes da Federação Única dos Petroleiros – FUP e de sindicatos filiados.

Aprovada no XVII Congresso Nacional da FUP (CONFUP), realizado no início de agosto, em Salvador (BA), a pauta defende a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT em vigor e o reajuste das cláusulas econômicas com reposição integral da inflação pelo ICV/Dieese, acrescido de ganho real a título de produtividade.

Juntamente com as reivindicações relativas ao ACT, as representações sindicais encaminharam à Direção da Petrobrás a “Pauta pelo Brasil”. O documento elenca diversas propostas para que a companhia volte a ser uma empresa integrada de energia e um instrumento de indução de desenvolvimento capaz de colaborar para a redução das desigualdades regionais.

O entendimento da categoria petroleira é o de que a preservação de direitos adquiridos nos últimos ACTs e mesmo a manutenção de postos de trabalho são lutas que integram a batalha mais geral de patriotas e progressistas contra a privatização da Petrobrás, em defesa da soberania nacional.

As pautas entregues à Direção da companhia foram referendadas nas bases, em assembleias deliberativas realizadas na última semana, em diversos estados do País.

Acesse aqui a Pauta de Reivindicações / 2017