Campanha Reivindicatória: semana terá negociação, articulação e mobilização

19 de setembro de 2017 às 15:50

Foto: Arquivo

De acordo com as agendas aprovadas pelas direções da FUP e do SINDIPETRO-RN, a Campanha Reivindicatória dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás terá uma semana caracterizada por negociações, articulações e mobilizações.

Em âmbito local, no período de terça à quinta-feira (19 a 21), o Sindicato atuará em duas frentes. De um lado, estará empenhado em realizar reuniões setoriais, percorrendo as principais bases operacionais, com objetivo de informar a categoria sobre o andamento das negociações do novo ACT.

De outro lado, dando consequência à luta pela permanência da Petrobrás no RN, diretores da entidade estarão visitando câmaras municipais de vários municípios. A ideia é articular a realização de audiências públicas visando denunciar a privatização dos campos petrolíferos e avançar na construção da Frente Ampla em Defesa da Petrobrás

Já, na sexta-feira, 22, data que assinala o início da Primavera, serão realizados atos públicos nas bases administrativas de Natal e Mossoró, a partir das 7h00. Intitulada “Primavera de Lutas”, a manifestação repudia a agenda regressiva do Governo, baseada na desindustrialização e na retirada de direitos, chamando a atenção para a necessidade de retomada do crescimento.

Nacional

Em nível nacional, na terça e na quinta-feira, dias 19 e 21, a FUP volta a se reunir com a Petrobrás e subsidiárias para dar continuidade ao processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Na reunião do dia 19, as direções sindicais, junto com o Grupo de Estudos Estratégicos e Propostas para o Setor de Óleo e Gás (Geep), defenderão mudanças para que a Petrobrás volte a ser uma empresa pública e integrada de energia, com foco no desenvolvimento nacional.

Já, no dia 21, o debate com os gestores será sobre as questões de saúde e segurança e a proposta apresentada para o ACT, que altera profundamente o Acordo e a relação de trabalho com a empresa.

A semana culmina com a realização de uma reunião do Conselho Deliberativo da FUP, na sexta-feira, 22, no Rio de Janeiro.