Mobilização

Atividade aconteceu na última quinta-feira, 28

29 de agosto de 2014 às 16:18

Foto: Gilson Sá

Os trabalhadores da RPCC, no Polo Industrial de Guamaré, deram prosseguimento, nesta quarta-feira, 28, à agenda de assembleias promovidas pelo SINDIPETRO-RN com objetivo de mobilizar a categoria para a Campanha Salarial 2014. A pauta econômica foi entregue à Petrobrás na última quarta-feira, 27. A majoração salarial pleiteada prevê reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses, conforme o ICV-Dieese, cuja estimativa é de 6,87%, acrescidos de 5,5% de ganho real.

Durante a atividade, o Sindicato também aproveitou para informar a categoria acerca da resposta da Petrobrás para as reivindicações locais, discutidas em reunião, que aconteceu ainda em julho. A resposta da Companhia foi considerada vaga e deverá ser solicitada uma nova reunião com a Gerência do ABAST. Os pleitos dos trabalhadores abordam temas como frequência, regime de trabalho, embarque, horas-extras, banco de horas, horas pré-pagas, recomposição de efetivos, entre outros.

O SINDIPETRO-RN também informou à categoria sobre o andamento de duas ações judiciais movidas pelo Sindicato. A que trata da RMNR, que se encontra há quase dois anos a espera de parecer do Tribunal Superior do Trabalho – TST; e a ação de execução do Repouso Semanal Remunerado, para a qual o Sindicato já está disponibilizando consulta e deverá enviar informações, de forma individual e sigilosa, sobre os cálculos realizados.

Ato – Ainda durante a assembleia, os trabalhadores da RPCC foram convocados ao Ato do próximo dia 2 de setembro, que marcará o início da Campanha Reivindicatória 2014 e a luta dos petroleiros por mais segurança e em defesa da vida. Também neste dia, será cobrada a extensão aos aposentados e pensionistas dos níveis conquistados pelos petroleiros da ativa nos Acordos Coletivos de 2004, 2005 e 2006.