Assembleias

Canto do Amaro e Riacho da Forquilha debatem campanha salarial, regimes e insegurança

Trabalhadores solidários com a realização do Dia Nacional de Luta pelo Direito à Vida

29 de agosto de 2014 às 12:18

Foto: Deivson Mendes

Em assembleias promovidas pelo SINDIPETRO-RN nesta quinta-feira, 28, trabalhadores e trabalhadoras dos campos terrestres de Riacho da Forquilha e Canto do Amaro debateram o fim do Regime Administrativo no campo, o andamento da Campanha Salarial-2014 e se solidarizaram com a realização do “Dia Nacional de Luta pelo Direito à Vida”, marcado para a próxima terça-feira, 2/09.

Segundo o diretor do SINDIPETRO-RN, Pedro Idalino, a luta pela extinção do Regime Administrativo em áreas de campo integra a pauta regional de reivindicações da entidade desde o início da década de 90, quando os primeiros casos foram denunciados. “Passa de 20 anos a constatação desse tipo irregularidade na Companhia, a qual visa apenas reduzir custos” – explicou Pedro.

Com opinião semelhante, o diretor da Secretaria-Geral do SINDIPETRO – RN, Márcio Dias, confirma que a implantação do Regime Especial de Campo – REC é uma das principais reivindicações da categoria. Márcio lembra que, no RN, é grande o número de instalações localizadas em áreas remotas ou de difícil acesso, e que, por isso, a adoção do Regime Administrativo é inadequada, comprometendo a vida pessoal e familiar dos petroleiros.

Insegurança – Outro ponto bastante discutido nas assembleias foi o clima de insegurança que vem crescendo em diversas unidades da Petrobrás. Convidando os trabalhadores presentes a refletirem sobre a situação, o coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, José Araújo, lembrou que, com a recente morte do operador Antonio Rafael Santana, na Refinaria de Manaus, sobe a 335 o número de vidas ceifadas em acidentes ocorridos em instalações da Companha, nos últimos 20 anos.

Preocupado com a insegurança no ambiente de trabalho, o movimento sindical petroleiro realizará um “Dia Nacional de Luta pelo Direito à Vida”, na próxima terça-feira, 02/09. No Rio Grande do Norte, o protesto será realizado na Sede Administrativa da Petrobrás em Natal, no período da manhã, assinalando, também, o início da Campanha Salarial – 2014. A direção do SINDIPETRO–RN convida a todos os trabalhadores para que se engajem nesta ação a fim de que a segurança seja considerada prioridade em todas as bases da Companhia