Coletivo Nacional Segurança do Trabalho se reúne no Rio de Janeiro

02 de março de 2015 às 09:13

O Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador (CNST) da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil realizou sua primeira reunião ao longo da última sexta-feira (27), no auditório do Sindijustiça, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes representantes das cinco regiões do Brasil e de quase todos os estados brasileiros que se reuniram para debater assuntos referentes à saúde pública e a saúde do trabalhador brasileiro.

Luiz Carlos Vieira Dantas, Secretário Estadual de Saúde do Trabalhador, valorizou os debates que avaliaram a participação da CTB na 4ª conferência nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora e os preparativos para a 5ª conferência. Nas palavras de Dantas. "Esse primeiro encontro do Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho contou com a presença de quase 70% dos estados do nosso País e isso foi muito importante. Tivemos a oportunidade de desenvolver alguns temas importantes como questões como a insalubridade, a periculosidade, a questão do trabalhador no dia a dia e as políticas públicas de saúde e do SUS. Debater esses temas é importante e a CTB se coloca em defesa dessa luta ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, não só nessa questão, mas em todas as áreas.

De acordo com a secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB, Elgiane Lago, que coordenou a atividade, foram discutidos sete eixos temáticos que nortearão a conferencia nacional. Para a secretária, essas reuniões são essenciais para que os presentes levem para a base e fortaleçam o coletivo. "Foi uma reunião muito produtiva, tiramos várias propostas para a 5ª Conferência, organizamos a próxima reunião e acredito que daqui saíram propostas importantes para a CTB sobre a saúde do trabalhador", afirmou Elgiane.

A próxima reunião vai ser realizada em Minas Gerais, nos dias 15 e 16 de Maio.

Fonte: CTB-RJ