1392319733
SETOR PRIVADO

Com apoio do SINDIPETRO-RN trabalhadores da Tenasa aprovam representação do SINDRATEC

Objetivo da ação é assegurar um porta-voz dos trabalhadores e trabalhadoras junto à justiça

13 de fevereiro de 2014 às 16:28

Foto: Deivson Mendes

56 trabalhadores da Tenasa Tecnology iniciaram o processo de sindicalização com o SINDRATEC, após assembleia, realizada na última quinta-feira, 14, na base 34, em Mossoró. Tanto em Natal como no Alto do Rodrigues, as fichas algumas associações já aconteceram. O objetivo da ação é assegurar um porta-voz dos trabalhadores e trabalhadoras junto à justiça. O SINDIPETRO – RN apoia a causa e está colaborando no processo associação, além de consultar a categoria sobre o pagamento dos salários e benefícios atrasados.

No último dia 12 a Petrobras adiantou o pagamento das faturas do mês de março para  Terceirizada, a qual se comprometeu em efetuar o deposito na conta dos trabalhadores, ainda nesta quinta-feira, 14. Ainda que, até o momento, a Empresa esteja cumprindo o combinado, o sentimento entre a categoria ainda é de desconfiança e apreensão, devido aos atrasos recorrentes nos pagamentos no inicio de cada mês. “Aconteceu em janeiro e fevereiro, assim fica difícil de manter os compromissos financeiros”, relatou um assistente administrativo.

O diretor do Sindicato dos Petroleiros, Pedro Idalino, relata que a situação é delicada e tende a se agravar, caso a fiscalização da Petrobras não promova investigação contra o desrespeito à integridade financeira do trabalhador. Segundo Pedro, o processo de sindicalização junto ao SINDRATEC é uma maneira de proteger ainda mais os funcionários, pois eles passam a ter representação legal. Dessa forma, é possível responder legalmente às reivindicações da categoria. “Nossa preocupação oferecer-lhes amparo sindical para promover a luta”, disse Pedro.

Ao termino do processo de filiação, o SINDRATEC já se prontificou em levar um abaixo assinado com as reclamações da categoria ao Ministério Publico do Trabalho – MPT para que as medidas jurídicas cabíveis sejam tomadas.