Mossoró

Confraternização tem futebol e conversa sobre empoderamento feminino

Celebração sindical ainda contou com feijoada, sorteio de brindes e música ao vivo

17 de dezembro de 2018 às 17:09

Com a participação de cerca de duzentas pessoas, o SINDIPETRO-RN promoveu, no último sábado, 15, uma confraternização de fim de ano, reunindo trabalhadores e trabalhadoras dos setores público e privado. O evento foi realizado no Clube dos Empregados da Petrobrás em Mossoró – CEPE-MO, integrando, ainda, familiares e convidados.

Na abertura do evento, o secretário-geral do Sindicato, Pedro Lúcio, saudou os presentes e lembrou que a celebração deveria buscar renovar as energias para as lutas da categoria em 2019. “Hoje é um dia muito importante para reafirmarmos a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de petróleo e gás em defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e da retomada dos investimentos da Petrobrás no Rio Grande do Norte”, destacou o dirigente.

O evento teve início às 9 horas, com a disputa de um torneio de futebol, reunindo as equipes: Tartagás, Elfe – OPCAM, ELFE - 03 e SINDIPETRO-RN (time formado por diretores da entidade). As partidas duraram em média 30 minutos e contaram com 9 jogadores por equipe. O time ELFE – OPCAM foi o grande campeão do torneio, superando a equipe SINDIPETRO-RN, na partida final, pelo placar de 2x0. Os vencedores levaram para casa um troféu, medalhas e uma grade de cerveja.

O torneio ainda premiou o artilheiro da competição, Gerson Jânil, com um par de chuteiras, e Marcos Paulo, goleiro menos vazado, com um par de luvas. Ambos integravam a equipe ELFE – OPCAM.

A confraternização também contou com um momento dedicado ao debate sobre empoderamento e politização das mulheres petroleiras. As diretoras Claudete Rosendo e Lays Oliveira promoveram uma roda de conversa com o tema: “O Desafio das Mulheres no Mercado de Trabalho e na Rotina Doméstica”. Na oportunidade, foram sorteados brindes para os participantes.

Para Lays Oliveira, a atividade foi um sucesso, estimulando o engajamento de mais mulheres dentro do Sindicato. “Foi muito gratificante conseguir inserir uma atividade voltada para as mulheres e ver que estas se sentiram representadas e acolhidas pelo Sindicato. Dessa forma, deixamos o lugar de acompanhantes para assumir o lugar de protagonistas da história na entidade. Na unidade, surgirão novas amizades e o compromisso de estarmos e permaneceremos em todos os lugares, em número crescente”.

Lays ainda ressalta que, “a partir desse nosso encontro, tivemos a certeza de que temos demanda sim, temos mulheres na categoria sim, e que as esposas dos sindicalizados também merecem nossa atenção. Então, estamos articulando um grupo no WhatsApp de onde devem sair novos momentos e atividades voltadas para nós, mulheres. 2019, promete!”, destacou.

Os participantes da confraternização ainda desfrutaram de uma feijoada, animada pelo som da banda “Raízes do Sertão”, que apresentou vários clássicos do chamado “forró pé de serra”.