Pular para o menu
1453984361

Conselhão faz sua primeira reunião em Brasília

28 de janeiro de 2016 às 09:32

destaque

Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira (28), representantes de diversos segmentos sociais se reúnem em Brasília para participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão. O objetivo do encontro é promover um amplo diálogo sobre temas importantes da conjuntura nacional. 

O assunto que abrirá o primeiro encontro será a discussão das estratégias para a retomada do crescimento com controle da inflação, considerado um grande "dilema" por interlocutores do governo. Além da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, participarão 45 empresários, 20 representantes dos trabalhadores e 25 integrantes da sociedade civil. 

As centrais sindicais serão representadas por seus presidentes. Pela CTB participa Adilson Araújo, presidente nacional. Também estão confirmados os nomes do ator Wagner Moura (embaixador da Organização Internacional do Trabalho - OIT) e do escritor Fernando Morais, como representantes da sociedade civil. 

Para a CTB, que foi uma grande incentivadora da retomada destas reuniões, o Conselho é um passo fundamental para a construção de propostas de combate ao desemprego e que promovam a retomada do crescimento, a ampliação dos investimentos públicos e privados, a aceleração das grandes obras de infraestrutura e uma nova dinâmica para a política industrial.

Confirmando o papel estratégico desempenhado pela CTB, Jaques Wagner encaminhou, nesta quarta-feira (27), uma carta ao secretário geral nacional da CTB, Wagner Gomes, agradecendo pela contribuição na concretização do projeto. “Este trabalho não teria se concretizado sem a sua colaboração e disposição para dialogar durante as atividades realizadas pelo CDES em prol do desenvolvimento do Brasil”, cita o documento.

Confira abaixo o documento na íntegra :

Senhor Wagner Gomes,

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, com treze anos de funcionamento, se consolidou como espaço importante na promoção do diálogo com a sociedade civil e governo na busca de consensos para o desenvolvimento brasileiro.

Criado em 2003, o CDES tem como uma das principais características a participação de pessoas com representações diversas, histórias de vida diferentes, formações pessoais e profissionais variadas e reunidas em torno de um objetivo comum: a construção de um Brasil desenvolvido, com equidade e responsabilidade socioambiental.

Este trabalho não teria se concretizado sem a sua colaboração e disposição para dialogar durante as atividades realizadas pelo CDES em prol do desenvolvimento do Brasil.

A relação do Conselho com o Governo deve ser medida pela troca construtiva, pelo aumento do entendimento dos vários atores sobre as variáveis envolvidas e a construção de perspectivas comuns. É nisto que reside a riqueza desta instituição e sua maior contribuição para a democracia e para o desenvolvimento.

Como parte da constante busca por aperfeiçoar seus trabalhos, o CDES procura renovar periodicamente o quadro de conselheiros, com o objetivo de trazer novos atores, com novas visões pessoais, profissionais, regionais e setoriais, de modo a enriquecer o trabalho do Conselho.

Registro o sincero agradecimento por este período de contribuição a este projeto inovador e democrático. Foi uma satisfação contar com sua presença no CDES durante seu mandato. Espero podermos continuar mantendo contato e ressalto que o governo permanece aberto à troca de experiências para construir o Brasil desenvolvido que todos almejamos.

Atenciosamente,

Jaques Wagner

Fonte: Portal CTB 

Mais informações: http://www.cdes.gov.br/ 

Compartilhar: