CAMPANHA REIVINDICATÓRIA

Conselho Deliberativo da FUP avalia nova proposta da Petrobras nesta sexta

Nova proposta oferece reajuste de 10,71% da RMNR, abono de 100% de remuneração bruta ou o piso de 6 mil

11 de novembro de 2011 às 12:05

Nesta sexta-feira, 11 de novembro, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados se reúnem, no Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a nova proposta apresentada pela Petrobras às reivindicações da categoria para o Acordo Coletivo 2011/2013. Após a oitava rodada de negociação, nesta quinta-feira, 10 de novembro, a empresa apresentou uma nova proposta para as cláusulas econômicas com o reajuste de 10,71% da Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR), que corresponde o ganho real de até 3,25%, abono de 100% de remuneração bruta ou o piso de 6 mil.

Durante a discussão, que foi iniciada por volta das 10h30 e se estendeu até às 23h, a FUP voltou a ressaltar as principais reivindicações da categoria que ainda não foram atendidas pela empresa, destacando a importância da necessidade de avanços no processo de negociação, já que os trabalhadores do Sistema Petrobras já aprovaram em assembleias uma greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 16.

Entre os principais pontos de pauta dos trabalhadores, a FUP tornou a destacar a SMS, benefícios, PCAC, ATS, dobradinha, fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados, horas extras para regime administrativo, anistiados, ganho real, entre outros pontos do ACT. A Federação também voltou a cobrar que o acordo seja único para todos os trabalhadores do sistema.

Antes da reunião, a FUP protocolou um documento cobrando uma discussão com a empresa sobre os procedimentos durante a greve que foi aprovada pela categoria nas assembleias.