Pular para o menu
1441402210

Conselho reafirma: petroleiros poderão entrar em greve a qualquer momento

04 de setembro de 2015 às 18:30

destaque

Foto: Christian Vasconcelos

Reunido nesta sexta-feira, 4, o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP reafirmou a disposição da categoria em deflagrar greve nacional por tempo indeterminado a qualquer momento. O movimento vem sendo organizado em todas as bases das empresas que compõem o Sistema Petrobrás e busca discutir uma pauta constituída de pontos que envolvem compromissos com relação a recomposição de efetivos, política de SMS, investimentos, manutenção de ativos, estrutura organizacional e incorporações, além da garantia de que não haverá qualquer retrocesso nos direitos adquiridos pelos trabalhadores ao longo dos últimos 12 anos.

A Pauta foi protocolada em 7 de julho, mas somente na última quinta-feira, 3 de setembro, na iminência da deflagração da greve, a Petrobrás se dispôs a conversar. Ainda assim, numa clara afronta aos trabalhadores, comunicou que a campanha reivindicatória não será mais realizada coletivamente, em uma mesa unificada com as subsidiárias. Buscando dividir a categoria para subtrair direitos, a empresa quer fatiar a negociação em reuniões separadas com cada subsidiária, por intermédio de uma Comissão com três representantes das áreas de negócio, onde o RH Corporativo ficará em segundo plano, dando apenas suporte nas reuniões.

A FUP e os sindicatos filiados repudiaram veementemente esse ataque à organização sindical, reafirmaram a importância da discussão da pauta e retiraram-se da reunião, enfatizando que os petroleiros farão o que for preciso para impedir o desmantelamento do Sistema Petrobrás e qualquer tentativa de diferenciação entre os seus trabalhadores. É inadmissível o fatiamento da Empresa, seja através da venda de ativos ou da imposição de mesas de negociação desintegradas.

Intensificação – No Rio Grande do Norte, no decorrer da próxima semana, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN intensificará o trabalho de organização e preparação da greve por tempo indeterminado, alertando a categoria a ficar atenta aos chamamentos da entidade, pois o movimento poderá ser deflagrado a qualquer momento. Veja, a seguir, o calendário de reuniões e assembleias (que também poderão ser antecipadas) e participe!

 

Dia

Hora

Local

Terça-feira (08/09/15)

08h00

Porto de Guamaré

 

12h00

Canto do Amaro

 

16h30

Transpetro

 

17h30

Reunião de Diretoria (MOSSORÓ)

Quarta-feira (09/09/15)

07h30

Perbras

 

09h00

UTE-JSP

 

12h30

Riacho da Forquilha

 

12h30

Alto do Rodrigues

 

16h00

Transpetro - Macaíba

 

17h30

Reunião de Diretoria (NATAL)

Quinta-feira (10/09/15)

08h00

Porto de Guamaré

 

08h30

Base-34

 

12h30

Polo Guamaré

 

12h30

Lorena

Sexta-feira (11/09/15)

08h30

Sede Natal

 

Compartilhar: