Pular para o menu
1384868679
Agricultura

Contag se prepara para comemorar 50 anos de lutas

Maior entidade sindical do campo, completará 50 anos de fundação em 22 de dezembro desse ano

19 de novembro de 2013 às 10:44

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), maior entidade sindical do campo, completará 50 anos de fundação em 22 de dezembro desse ano. A celebração por essa data, no entanto, ocorrerá no próximo dia 21 de novembro, na sede da entidade, em Brasília. O ato reunirá a atual diretoria, ex-dirigentes, diretores das Federações filiadas, ministros, parceiros, estudiosos sobre a temática rural e demais convidados. O presidente da CTB, Adilson Araújo, já confirmou sua presença.

Segundo os organizadores da cerimônia, na parte da manhã haverá uma roda de conversa, momento de resgate da memória desse cinquentenário. Foram convidados os ex-presidentes e dirigentes da entidade, lideranças rurais, historiadores e outros. Já a partir das 16 horas ocorrerá o ato político e comemoração dos 50 anos. A previsão é reunir cerca de 300 pessoas. O evento será transmitido ao vivo na página da Contag na internet (www.contag.org.br).

Sobre a Contag

A Confederação iniciou sua atuação no momento em que se discutiam as reformas de base, inclusive a reforma agrária. Em 1964, o presidente João Goulart foi deposto com o apoio dos latifundiários. O regime militar, implantado no país, reprimiu todos os movimentos populares, inclusive suas lideranças e políticos comprometidos com as reformas de base. A Contag sofreu intervenção e o primeiro presidente da entidade, Lyndolpho Silva, foi preso e exilado. Outras lideranças e dirigentes sindicais foram torturados, exilados e assassinados.

A Contag integrou, junto a outros movimentos sociais, a vanguarda na luta contra a ditadura militar e pela redemocratização do Brasil, reivindicando uma ampla e irrestrita anistia política, eleições diretas e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Durante a Constituinte, a entidade participou ativamente das discussões que envolviam os interesses da população do campo, alcançando significativas conquistas, como a inclusão dos rurais no Regime Geral da Previdência Social e a extensão dos direitos trabalhistas aos assalariados(as) rurais.

Internamente, a Contag concentrou esforços em ampliar a participação de todos os segmentos da categoria, assegurando a integração das mulheres, dos jovens e das pessoas da terceira idade em suas mobilizações e instâncias deliberativas. 
Esses 50 anos foram marcados pelas constantes mobilizações em defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, entre as quais podem ser destacadas o Grito da Terra Brasil, a Marcha das Margaridas, o Festival da Juventude e a Mobilização dos Assalariados(as) Rurais, que continuam conquistando melhorias para toda a população do campo.

A Contag é referência no país na luta pela construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, e na defesa permanente dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

SERVIÇO:

- Celebração dos 50 anos da CONTAG

- 21 de novembro de 2013

- Local: SMPW (Park Way) quadra 1, conjunto 2, lote 2, Núcleo Bandeirante, Brasília.

- Manhã: Roda de Conversa

- Tarde: a partir das 16 horas, ato político e comemoração.

Com informações da Contag

Compartilhar: