CTB-BA vai integrar o Conselho Estadual da Secretaria do Trabalho

27 de maio de 2011 às 11:46

O presidente CTB-BA, Adilson Araujo, toma posse nesta sexta-feira (27), na presidência do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (CETPTR). A solenidade de posse acontece pela manhã, no auditório do Espaço Crescer da Setre e vai contar com as presenças dos 18 conselheiros, representantes das três bancadas: governo, empregadores e trabalhadores.

O novo presidente é membro da Direção Executiva Nacional da CTB, dirigente do Sindicato dos Bancários da Bahia, integrante do Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia – Codes.
Adilson Araujo vai substituir o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, que implantou, durante sua gestão, o Observatório do Trabalho da Bahia.

São muitos os desafios da qualificação profissional no Brasil, segundo o presidente da Central. “O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) diz que 7,3 milhões de trabalhadores brasileiros ficarão desempregados este ano. Desses, 73% não terão experiência e qualificação necessária para concorrer aos empregos existentes no país”, enfatiza.

“Para o exercício do mandato entendemos ser fundamental uma ação planejada, tendo como garantia uma gestão democrática e a ampla participação dos conselheiros. A qualificação profissional é, sem dúvida, um desafio imperativo e merece especial atenção a educação e a formação da classe trabalhadora, indispensável à elevação da consciência social e consolidação de uma identidade, essencial à luta por uma sociedade mais humana", conclui Adilson Araújo.

O conselho foi criado em 1995 com o objetivo de fiscalizar ações para a geração de trabalho e renda. Os conselheiros são distribuídos de forma igualitária.  Cada integrante tem o mandato de três anos. A presidência, com mandato de um ano, é exercida por meio do sistema de rodízio.

Fonte: Portal CTB