Pular para o menu
1361824430
Desemprego

Debate questiona retração de investimentos da Petrobrás em Mossoró

Companhia é a principal responsável pela saúde da cadeia produtiva do petróleo no Estado

25 de fevereiro de 2013 às 17:33

destaque

Foto: Arquivo

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para um problema que vem se agravando em Mossoró, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/RN promove um debate sobre o crescimento do desemprego. O evento, que conta com o apoio do SINDIPETRO-RN, acontece nesta terça-feira, 26, a partir das 19h00, no auditório do Hotel Villaoeste, naquela cidade, e deverá discutir a atuação da Petrobrás na região.

Segundo as entidades sindicais promotoras do debate, uma das causas do crescimento do desemprego em Mossoró é a política de retração de investimentos que vem sendo empreendida pela Petrobrás. A Companhia é uma das principais empregadoras da região, sendo responsável pela saúde da cadeia produtiva do setor petróleo, que reúne centenas de empresas e milhares de trabalhadores. No entanto, com o advento do Pré-sal, esta realidade vem sendo modificada.

Na atualidade, dois programas implementados pela Petrobrás estão sendo apontados como os grandes vilões: o Programa de Otimização de Custos da Petrobrás – PROCOP, e o de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos – PROEF.  O primeiro pretende economizar R$32 bilhões em gastos, no período 2013-2016, e estaria afetando a contratação de serviços, com rebaixamento acentuado das condições de trabalho e a não renovação de contratos. Já, o segundo, busca mobilizar efetivos de diversas áreas da Companhia para atender necessidades da Bacia de Campos.

Compartilhar: