Democratizar a gestão do Sistema Petrobrás: uma conquista do trabalhador!

06 de fevereiro de 2012 às 10:46

Começa nesta quarta-feira, dia 08, a eleição dos representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração da Petrobrás e de suas subsidiárias. É a primeira vez que os petroleiros terão a chance de eleger diretamente um conselheiro para o órgão máximo de direção da estatal. Mais do que isso, é a primeira vez que um trabalhador será eleito para compor o Conselho de Administração da maior e mais importante empresa do Brasil e da América Latina. Essa é uma conquista do movimento sindical que deve ser valorizada, com participação ativa dos petroleiros em todo o processo eleitoral. A FUP e seus sindicatos deliberaram por indicar a candidatura de João Antônio de Moraes para representar os trabalhadores no CA da Petrobrás. A Federação também apoiará candidaturas na Transpetro, Refap, TBG, cujos nomes serão divulgados ao final do processo de inscrição das chapas. Na BR Distribuidora, a FUP e seus sindicatos apóiam Sérgio Vieira, diretor do Sitramico- RJ. É importante que sejam eleitos conselheiros de fato representativos dos trabalhadores e comprometidos em defender o Sistema Petrobrás como patrimônio público e pilar da soberania nacional. Os candidatos apoiados pela FUP e seus sindicatos são forjados na luta, com participação ativa no movimento sindical, através de entidades representativas e reconhecidas pela categoria. O apoio e suporte dessas entidades serão fundamentais para que os candidatos tenham condições políticas de se contrapor ao poder econômico e governamental dos demais conselheiros.

COMO VOTAR

Na Petrobrás, a eleição será de 8 a 16/02. Na BR, será de 08 a 17/02.

A votação será eletrônica, através da Petronet. O resultado final será divulgado na primeira quinzena de março.

Na TBG, as inscrições dos candidatos prosseguem até o dia 6. A eleição será entre 14 e 23/02.

Na Transpetro e Refap, o edital da eleição ainda não foi divulgado.

Acesse o blog da campanha – votecapetrobras.com.br – e saiba mais sobre a eleição e os candidatos

FUP