Empercom

Dia da Indignação Coletiva teve grande adesão

Mobilizações forçaram retomada das negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2010-2011

27 de fevereiro de 2011 às 15:27

Foto: Arquivo

As negociações entre o SINDIPETRO/RN e a Empercom, visando o estabelecimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011, deverão ser retomadas nesta segunda-feira, 28. Este foi o compromisso assumido pela direção da Empresa, em conseqüência da forte adesão de trabalhadores ao movimento intitulado “Dia da Indignação Coletiva”.

Com paralisações e protestos realizados em diversas bases da UO-RNCE (Alto do Rodrigues, Base 34, Canto do Amaro, Riacho da Forquilha e Fazenda Belém), o movimento denunciou a intransigência e as manobras realizadas pela Empercom, e procurou demonstrar que somente por meio do diálogo e da negociação será possível chegar a um ACT justo para as partes.

Para que fosse possível a reabertura das negociações, SINDIPETRO/RN e EMPERCOM tiveram que ceder. O Sindicato propôs que a empresa se abstenha de promover qualquer punição ou retaliação aos que participaram do movimento nos dias 23 e 24, e os trabalhadores e trabalhadoras suspenderam as manifestações, retornando normalmente às atividades na manhã da última sexta, 25.

Desde a data-base (setembro), a disposição demonstrada pelos trabalhadores tem sido a de negociar um acordo justo, no período de tempo mais curto possível. A direção da Empercom, no entanto, tem procurado dividir os trabalhadores, tentando cooptar o SINDIMETAL para as negociações, e retardar ao máximo as negociações.