MOBILIZAÇÃO

Dia nacional de luta quer fim da precarização e da insegurança

Política de terceirização desenfreada é a principal responsável. Movimentos por todo país marcarão o dia 19.

17 de setembro de 2012 às 16:29

Foto: Arquivo

Em todo o País, petroleiros e petroleiras preparam-se para realizar uma grande manifestação contra a precarização e a insegurança decorrente da crescente terceirização de serviços praticada pela Petrobrás. É o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores do Setor Privado, que será realizado na próxima quarta-feira, 19 de setembro. O evento integra o calendário das campanhas salariais da FUP e Sindicatos, e em várias bases, a mobilização deverá ser feita em conjunto com trabalhadores próprios.

A terceirização de riscos, como também é conhecida a política que vem sendo adotada pela Petrobrás, transfere para as empresas contratadas atividades operacionais e de manutenção que requerem, em razão da complexidade da indústria do petróleo, alto nível de especialização e experiência. Como, em geral, as empresas privadas não reúnem as mesmas condições da estatal, acaba-se por ampliar o risco inerente à atividade. Não por acaso, mais de 80% das vidas perdidas em acidentes de trabalho na Companhia é de trabalhadores terceirizados.