Desinvestimento

Direção da Petrobrás autoriza busca de sócio para a BR

Decisão deverá ser discutida na próxima reunião do Conselho de Administração

15 de outubro de 2015 às 16:03

A Diretoria Executiva da Petrobrás autorizou a busca de “parceiro estratégico” para a subsidiária integral Petrobras Distribuidora (BR). A informação foi divulgada pelo blog “Fatos e Dados”, em uma lacônica nota, publicada nesta quarta-feira, 14. A decisão ainda deverá ser apreciada pelo Conselho de Administração da companhia em sua próxima reunião.

A análise de alternativas para a utilização da BR no Plano de Desinvestimentos da Petrobrás começou em junho. Dentre as possibilidades estudadas pela companhia, figuraram a abertura de capital e a atração de um sócio. Como o mercado de capitais atravessa um período desfavorável, a Diretoria Executiva optou de imediato pela segunda alternativa.

O receituário para a privatização, entretanto, já está em andamento. Na terça-feira, 13, véspera do anúncio da busca por um “parceiro estratégico”, a Direção Executiva da Petrobrás Distribuidora aprovou a aplicação de um Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV). É a velha fórmula: enxugar para vender.