Diretor do SINDIPETRO lança livro sobre saneamento na Região Metropolitana

Evento acontece na próxima segunda-feira, 23, às 18h, na Fundação José Augusto, em Natal

20 de setembro de 2019 às 09:45

Foto: Arquivo

Os problemas na área de saneamento da Grande Natal são tema de um estudo de mestrado do diretor licenciado do SINDIPETRO-RN e atual secretário adjunto de Planejamento do Estado, George Câmara. Sua tese virou um livro que será lançado na próxima segunda-feira, 23, às 18h, na Fundação José Augusto, em Natal.

No livro, George, que já foi vereador na capital potiguar em três legislaturas, destaca algumas contradições da política de saneamento básico. Em Natal, a existência de grandes áreas de inclusão desses serviços é pontuada pela existência de ilhas de exclusão, em comunidades com vulnerabilidade social elevada, como o Passo da Pátria, e áreas periféricas de dunas e elevações, onde há a ocupação desordenada do solo.

Já, fora da capital, nas áreas menos adensadas, a aituação se inverte. Há uma enorme mancha de exclusão pontuada por algumas pequenas áreas saneadas. Segundo George, essas contradições resultam das distorções históricas que caracterizam as políticas de saneamento; da alocação insuficiente de recursos e da má aplicação destes, que privilegiaram a universalização da oferta de abastecimento de água, mas esqueceram completamente os erviços de coleta e o tratamento de esgotos.

Tal fato, na opinião de George Câmara, deverá ser objeto de debate na campanha eleitoral de diversos municípios em 2020, pautando as preocupações dos futuros gestores, nos próximos anos.

Clique aqui e leia uma matéria do jornal AGORA RN, na íntegra!

Arquivos anexados