Em reunião com Sindicato, Gerência do Ativo Mar se compromete em esclarecer desabitação de Pescada

05 de julho de 2017 às 13:44

Foto: Gilson Sá

Preocupados com o andamento acelerado do processo de desabitação da Plataforma de Pescada, diretores do SINDIPETRO-RN reuniram-se, na tarde desta terça-feira, 4, com gerências responsáveis pelo Ativo Mar, afim de esclarecer questionamentos dos trabalhadores e entender as diretrizes que estão sendo implementadas naquela área pela Petrobrás.

Na oportunidade, uma sugestão do Sindicato foi prontamente aceita: realizar uma ampla reunião informativa e de esclarecimento, para que os trabalhadores daquela base fiquem cientes sobre como o processo está sendo conduzido.

O Sindicato é contrário à redução de efetivos – objetivo que vem sendo perseguido pela gestão Pedro Parente, e defende que nenhuma medida seja adotada nesse sentido se não houver a segurança das instalações e a garantia da vida dos trabalhadores, das populações situadas no entorno das unidades e do meio ambiente.

Segundo o gerente operacional, Leonardo Campos, a Plataforma de Pescada foi concebida para operação remota, sem necessidade de efetivo, ocupada apenas em casos excepcionais. “Desde o princípio já se sabia que ela seria desabitada em algum momento, e agora foi a ocasião decidida para isso ocorrer”, afirmou Leonardo.

Para que a desabitação ocorra com segurança, o gerente explicou que foi criada uma comissão de estudos para fazer a APR (análise de riscos), com o objetivo de eliminar os impeditivos para a conclusão do processo. Só então, ainda segundo Leonardo, deverá ser feita a desabitação total da plataforma.

Na ótica dos trabalhadores, preocupados com o futuro profissional e também com questões relativas à segurança das instalações e do meio ambiente, muitas questões ainda precisam ser debatidas. Sobre o futuro da força de trabalho, os gerentes Leonardo e Daniel Gauw garantiram que após a desabitação os trabalhadores serão transferidos para o campo de Ubarana.