Descoberta

Encontrado petróleo em águas profundas no Estado do Ceará

Lâmina d’água tem 2.129m, profundidade atual do poço é de 4.410m e deverá chegar a 5.500m

03 de agosto de 2012 às 11:02

Foto: Arquivo

Em comunicado emitido pela Gerência de Relacionamento com Investidores, a Petrobrás informou nesta quinta-feira, 2 de agosto, a ocorrência de petróleo em águas profundas da Bacia do Ceará, durante a perfuração do poço 1-BRSA-1080-CES (1-CES-158). Localizado a aproximadamente 76 km do município de Paracuru, na costa daquele Estado, o poço atingiu 4.410m e a perfuração prosseguirá até 5.500m, em lâmina d’água de 2.129m.

Com 60% de participação, a Petrobrás é operadora da concessão, em consórcio coma empresa BP Energy do Brasil Ltda., que detém 40%. A coluna estimada de hidrocarbonetos é da ordem de 290m, sendo 140m de reservatório. A descoberta ocorreu em reservatórios siliciclásticos da Formação Paracuru, constatada por indícios de hidrocarbonetos durante a perfuração, análise dos perfis e resultados de testes a cabo. As amostras de fluido obtidas no poço indicaram a presença de hidrocarbonetos líquidos, que serão caracterizados via análise de laboratório.

O Consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições permoporosas dos reservatórios encontrados.