Mossoró

Entidades repudiam declaração de secretário e apoiam Guardas Municipais

Dirigente responsabilizou movimentos sociais pelo caos em que o país se encontra

27 de janeiro de 2017 às 11:18

Dezenas de entidades sindicais representativas de diversas categorias profissionais de trabalhadores e trabalhadoras norte-rio-grandenses estão repudiando declarações do atual secretário de Segurança de Mossoró, general de Exército Eliéser Girão, que responsabilizou os movimentos sociais pela situação de caos por que passa o País.

Em Nota Pública, divulgada na última quarta-feira, 25, as entidades exigem a retratação do general-secretário, por sua fala irracional e estapafúrdia, e manifestam solidariedade com o SINDGUARDAS e com a categoria dos Guardas Municipais de Mossoró, que têm sido tratados com autoritarismo e desrespeito, no decorrer de sua greve pelo pagamento de salários e diárias em atraso.

Veja, a seguir, a nota assinada por centrais sindicais, sindicatos e associações profissionais.

“É espantosa a disseminação na sociedade de discursos perversos que buscam desacreditar, responsabilizar e criminalizar sindicatos e movimentos sociais. Estes discursos visam criar um ambiente tranquilo para, de um lado, retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e, de outro, aumentar os lucros do capital nacional e internacional.

Recentemente, a fala do secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana de Mossoró/RN, o Sr. Eliéser Girão (General do Exército), que acusa as atitudes sindicais de “nos levarem à situação de hoje, um país que está sem ordem, tentando retornar o progresso”, é digna de veemente repúdio de todas as organizações sindicais e movimentos sociais. Isto porque as palavras do secretário, não são isoladas, elas representam a síntese de um movimento coordenado difundido pelo pensamento conservador e repressivo que visa impor ainda mais a desconstrução dos direitos sociais com reflexo nas lutas protagonizadas pelos sindicatos.

Em vista disso, diversas organizações sindicais representativas dos trabalhadores e trabalhadoras (Centrais Sindicais, Confederações, Federações e Sindicatos) repudiam as atitudes antissindicais do secretário Eliéser Girão, bem como, prestam solidariedade ao SINDGUARDAS, que tem enfrentado o autoritarismo e o desrespeito na negociação da greve dos guardas municipais de Mossoró.

Para concluir, reafirmamos que os sindicatos lutam para defender princípios constitucionais no sentido de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Exigimos uma retratação do secretário Eliéser Girão e conclamamos a uma luta pela superação do aparato regimental proveniente dos porões da ditadura militar porque a nossa luta é pela democracia e por respeito à dignidade humana”.

Assinam esta nota:

Central Única dos Trabalhadores – CUT-RN / Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-RN / Central Sindical Popular – Conlutas / Central da Classe Trabalhadora – Intersindical / Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE / Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviço – CONTRACS / Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM / Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços do RN – FETRACS/RN / Federação Interestadual dos Metalúrgicos do Nordeste – FIMETAL/RN / Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró – SINDISERPUM / Sindicato da Guarda Municipal do RN – SINDGUARDAS/RN / SINDIMETAL Mossoró e Região / Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro de Mossoró e Região Oeste do RN – SINDHOTELEIROS / Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró e Médio Oeste do RN – SECOM / Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios e Saúde Privada de Mossoró – SINTRAHPAN / Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras – SINDIPETRO-RN / Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN – SINDPREVS – Núcleo de Mossoró e região / Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Rio Grande do Norte – SINTE – Regional de Mossoró / Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região / Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte – SINDSAÚDE / Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN – SINAI / Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ADUERN / Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte – Seção Mossoró.