Executivos da OTC debatem o evento no Rio

15 de setembro de 2011 às 11:48

Encontro A “Offshore Technology Conference”, OTC, é o mais importante evento de desenvolvimento de recursos offshore nas áreas de perfuração, exploração, produção e proteção ambiental. O Congresso, que tradicionalmente é realizado em Houston, no Texas, chega ao Brasil este ano, sendo uma grande oportunidade para o intercâmbio tecnológico mundial.  O presidente do comitê da OTC Brasil, Wafic B. Deydon, disse aos jornalistas presentes no encontro realizado hoje, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, que o Brasil apresenta perspectivas animadoras na área offshore. “É a primeira vez que a OTC sai dos Estados Unidos e o lugar mais óbvio para fazer a expansão da OTC é, sem dúvida, o Brasil”, esclareceu ele.

Programação Ao todo em três dias de evento, a OTC Brasil terá 24 sessões técnicas, 10 sessões especiais e duas plenárias. Além disso, serão realizados seis almoços/palestra por dia com alguns dos principais participantes do evento. Entre os destaques do congresso estão as sessões técnicas que abordarão questões relevantes da exploração offshore, como desafios e soluções inovadoras para o desenvolvimento acelerado de campos de petróleo, garantia de escoamento, reservatórios carbonáticos, engenharia de poço, entre outros temas relevantes para essa indústria.

Oportunidade De acordo com Ricardo Juntini Bernardo, atual vice-presidente da seção Brasil do SPE, no Rio de Janeiro, o objetivo da OTC 2011, será de unir interesses, sejam eles comerciais ou acadêmicos. “Estamos vivendo um momento de grande desenvolvimento tecnológico, à exemplo dos centros tecnológicos criados por diversas empresas”, disse Ricardo que, atualmente, exerce o cargo de Gerente Executivo de Operações em Poços da OGX Petróleo e Gás. Ele complementou ainda, que a OTC será uma grande oportunidade de promover maior entrosamento entre a cadeia de fornecimento e as universidades.

Perspectivas A primeira edição da OTC no Brasil até agora já reúne 410 empresas de 23 países e 80 empresas brasileiras expositoras. Vale ressaltar, que muitas empresas continuam a disputar espaço na feira, que contará com uma área de 14.450 m². Segundo o Diretor Executivo da OTC, Mark A. Rubin, o evento está programado para acontecer a cada dois anos e pretende apresentar as novidades, os desafios e as oportunidades para o mercado offshore. “Através deste intercâmbio de conhecimentos técnicos, a OTC contribuirá para melhorar ainda mais a visibilidade do Brasil”, esclareceu ele. A “Offshore Technology Conference”, acontecerá de 04 a 06 de outubro e a equipe do NN – A Mídia do Petróleo estará posicionada no stand H3, cobrindo o evento também pelas redes sociais.

Fonte: NN