Plataformas

Frequência será apurada por Padrão Corporativo

Distorções que geravam saldo negativo de folgas com repercussão nas escalas de embarque deverão acabar

06 de junho de 2011 às 14:01

Foto: Arquivo

Duas boas notícias foram confirmadas na primeira reunião mensal conjunta da direção do SINDIPETRO/RN com a Gerência de Recursos Humanos da UO-RNCE, realizada no último dia 3 de junho. A primeira, dá conta de que foram reavaliadas e corrigidas todas as situações em que ocorreram distorções na computação do saldo de folgas dos trabalhadores das Plataformas. E ainda melhor: os parâmetros de apuração da frequência que vinham sendo responsáveis pela geração de pontuação negativa excessiva deverão ser extintos.

Em lugar do padrão criado e adotado pela UO-RNCE, a Gerência de Recursos Humanos deverá implantar o Padrão Corporativo. Com isso, problemas referentes ao pagamento de horas-extras e previsibilidade de embarques poderão ser sanados ou, pelo menos, sensivelmente reduzidos. A conquista resultou de pressões e mobilizações realizadas desde o final de 2010, e deverá proporcionar melhorias no convívio familiar com repercussão no desempenho profissional.

Guindastes – Outra informação confirmada pela Gerência de RH e que interessa a uma parcela dos trabalhadores do ATP – Mar é a da contratação de uma empresa (ESAI) que passa a ser responsável pela operação de guindastes nas plataformas. Até então, em claro desvio de função, Técnicos de Operação e de Manutenção próprios vinham acumulando essa atribuição, em desacordo com o PCAC, que prevê que esse tipo de atividade deva ser realizado por Técnicos de Logística.

A matéria foi tratada pelo Sindicato junto ao RH, Gerência do Ativo, Gerência Geral e Procuradoria do Trabalho. Finalmente, ela também foi apresentada em reunião de acompanhamento do Acordo Coletivo de Trabalho, quando o RH Corporativo se comprometeu em investigar e solucionar o problema. Cabe, agora, cobrar para que a mão de obra contratada tenha a qualificação e a experiência necessária para o desempenho dessa atividade que implica movimentar vidas e cargas com segurança.