Pular para o menu
1300295776
Homenagem

Fundador da Editora Cortez é homenageado nesta quinta em Natal

Em aula magna no auditório do NEPSA, Cortez receberá o título de cidadão natalense do vereador George Câmara

16 de março de 2011 às 14:16

destaque

Foto: Rogério Vital

O editor e proprietário da Editora e Livraria Cortez, José Xavier Cortez, será homenageado nesta quinta-feira (17), pela Câmara Municipal de Natal (CMN), por seu exemplo de perseverança e superação. Natural da cidade de Currais Novos, Cortez receberá o título de cidadão natalense durante aula inaugural do semestre letivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A proposta de entrega do título é do vereador e diretor licenciado do SINDIPETRO/RN George Câmara (PCdoB).

A aula magna, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Educação, será ministrada por Cortez com a palestra: “Rodas de Conversa - A leitura, o livro e o editor”. Diferentemente das demais homenagens, que ocorrem convencionalmente no plenário da CMN, o título será entregue no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas, na UFRN, na próxima quinta, às 14:30 horas.

Segundo o vereador George Câmara, a ideia surgiu da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) que o procurou informando sobre a participação de José Cortez no evento. Para o parlamentar comunista, a Editora Cortez, na figura de seu editor, tem sido uma organização de extrema importância para a produção literária nacional.

“José Xavier Cortez apresenta um vasto currículo de prestação de serviços à Academia Brasileira sendo fundamental à difusão de diversas obras educacionais”. E reitera: “nada mais justo que conceder um título a quem tanto contribuiu e contribui para o crescimento intelectual em todo o país”, ressalta o vereador.

A palestra integra um projeto de autoria de Cortez que tem rodado o Brasil buscando “difundir o apreço ao livro e a leitura”. Ao abordar o tema: A leitura, o livro e o editor; o “Rodas de Conversa” se propõe a tratar sobre a importância da leitura no processo de desenvolvimento do ser humano. O projeto estimula e incentiva o prazer pela leitura, colocando o livro como um dos suportes fundamentais de transformação.

José Xavier Cortez

Formado em Economia pela PUC-SP, José Xavier Cortez, nasceu em um sítio no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Ainda na infância ajudava os pais no trabalho de agricultura de subsistência para o sustento de sua numerosa família. Na adolescência, trabalhou em diversas atividades, como garimpeiro na extração de ouro e schelita; balconista e encarregado de uma mercearia. Em meados de 1954, aos 18 anos, alistou-se na Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco.

Em janeiro de 1965, mudou-se para São Paulo. Em 1966, foi aprovado no curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como morava ao lado de uma editora, que publicava a bibliografia básica de seu curso, começou a vender livros para seus colegas de classe e depois para outras turmas.

A partir de 1968 dedicou-se integralmente à atividade, fundando a Livraria Cortez & Moraes – que funcionava nos corredores da PUC-SP. Com o fim da sociedade, em janeiro de 1980 criou a Cortez Editora e Livraria. Com cerca de mil títulos publicados a editora é destaque pelas temáticas atuais que tratam das grandes questões sociais do Brasil.

Em 2005, Cortez foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano. Recentemente, foi tema do documentário “O semeador de livros”, do diretor Wagner Bezerra; da biografia Cortez – A saga de um sonhador, de autoria de Teresa Sales e Goimar Dantas, e do livro infantil Como um rio o percurso do menino Cortez, de autoria de Silmara Rascalha Casadei.

Assessoria de Comunicação do Vereador George Câmara

Compartilhar: