Pular para o menu
1446128584

FUP e SINDICATOS anunciam hoje a data de deflagração da greve

29 de outubro de 2015 às 11:23

destaque

Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira, 29, a Federação Única dos Petroleiros – FUP e os sindicatos a ela filiados deverão anunciar a data de deflagração da greve nacional por tempo indeterminado dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás. O movimento já foi aprovado nos fóruns deliberativos da categoria e se insere nos marcos da Campanha Reivindicatória 2015, com o objetivo de defender a “Pauta pelo Brasil”, protocolada junto à empresa no dia 7 de julho.

Aprovada por unanimidade na 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiro – Plenafup, a Pauta é composta de reivindicações de caráter geral, relacionadas à preservação da Petrobrás enquanto sistema integrado de produção e distribuição de energia, e também por demandas específicas, referentes ao estabelecimento do novo Acordo Coletivo de Trabalho, com vigência prevista para o período 2015/2017.

Para a categoria petroleira, que rechaça qualquer tipo de retrocesso nos direitos econômicos e sociais adquiridos nos últimos anos, a discussão do ACT é inseparável do debate sobre o papel da Petrobrás e da Pauta pelo Brasil. Isto, porque a implementação do Plano de Negócios e Gestão 2015/19 aprovado (e recentemente modificado) pelo Conselho de Administração da companhia implica desemprego, perda de direitos e precarização das condições de trabalho.

Mobilizações – Nesta quinta-feira, 29, o SINDIPETRO-RN vem intensificando as mobilizações com a categoria petroleira em todas as bases administrativas e operacionais da Petrobrás no RN. No início da manhã, a partir das 5h00, o sindicato reuniu-se com trabalhadores e trabalhadoras do Polo Guamaré e das Plataformas Marítimas, durante a concentração para o embarque. A mobilização estendeu-se até às 6h45.

Na Base 34, sede administrativa da Petrobrás em Mossoró, a reunião teve início às 9h30. Além dos informes sobre a reunião das entidades sindicais com a Petrobrás, realizada na manhã de ontem, 28, foi discutida a preparação e qualificação da greve que a empresa está provocando. Em todos os eventos, a categoria tem demonstrado moral elevada e grande disposição de luta. 

Compartilhar: