CONSELHO DELIBERATIVO

Além da campanha reivindicatória, mobilizações focam leilão de Libra e PL 4330

19 de setembro de 2013 às 14:05

Foto: Arquivo

Avançar na campanha reivindicatória, barrar o leilão de Libra e derrotar o Projeto de Lei 4330. Com esses três objetivos, o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP – aprovou um calendário de lutas a ser implementado em todas as bases a partir da próxima segunda-feira, 23. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quarta-feira, 18, em Brasília, onde também ocorreram sessões legislativas destinadas a debater o PL 4330 e o caso de espionagem na Petrobrás.

Entre as principais mobilizações políticas aprovadas pela FUP e sindicatos filiados, destacam-se a realização de uma greve nacional de 24 horas, no dia 3 de outubro; a organização de um acampamento em Brasília, em conjunto com os movimentos sociais, para intensificar as mobilizações contra o leilão de Libra e o PL 4330; e a construção de uma greve mais ampla, a partir de 17 de outubro, cujo indicativo será discutido em nova reunião do Conselho Deliberativo, agendada para 8 de outubro.

Assembleias – O calendário de lutas aprovado pelo CD será submetido à deliberação em assembleias a partir da próxima segunda-feira, 23, com a orientação de que sejam realizados, já neste dia, manifestações e atrasos em todas as bases.

Veja, a seguir, as principais datas do calendário aprovado pelo CD:

Dia

Atividade

23/09 (Segunda-feira)

Início das assembleias com atrasos nas bases

23/09 a 02/10

Realização de seminários de qualificação de greve

27/09 (Sexta-feira)

Seminário Nacional em Fortaleza para discutir estratégias de luta em defesa dos campos terrestres da Petrobrás

30/09 (Segunda-feira)

Início do acampamento da FUP e de seus sindicatos em Brasília contra o leilão de Libra

03/10 (Quinta-feira)

Greve nacional de 24 horas dos petroleiros pela campanha reivindicatória e contra o leilão de Libra e o PL 4330

07/10 (Segunda-feira)

Ato político com a classe artística no Rio de Janeiro contra o leilão de Libra

08/10 (Terça-feira)

Reunião do Conselho Deliberativo da FUP onde será discutido o indicativo de nova greve no Sistema Petrobrás

17/10 (Quinta-feira)

Dia Nacional de Luta contra o Leilão de Libra, com atos nas capitais do país. Esta data também é referência para indicativo da greve dos petroleiros

21/10 (Segunda-feira)

Ato Público com participação de todas as centrais sindicais e movimentos sociais em protesto contra a realização do leilão de Libra

Leilão de Libra e PL 4330 na mira do movimento sindical petroleiro

Não foi por acaso que a reunião do Conselho Deliberativo da FUP foi realizada em Brasília. Desde a última terça-feira, 17, lideranças sindicais dos petroleiros em conjunto com as centrais sindicais participam de articulações políticas e mobilizações no Congresso Nacional para barrar o leilão de Libra e impedir a aprovação do Projeto de Lei 4330.

No Senado, a CPI da Espionagem e as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores sabatinaram a presidenta da Petrobrás, Maria das Graças Foster, sobre a invasão da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos no sistema de informações da empresa e os reflexos disso para o leilão de Libra. Na Câmara, os petroleiros participaram de uma Comissão Geral no plenário da Casa, onde centrais sindicais, empresários, juristas, procuradores do Trabalho, representantes do governo federal e parlamentares debateram o famigerado PL 4330.

(Com informações da FUP)