Gabrielli descarta atraso significativo na entrega de sondas

09 de junho de 2011 às 11:05

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, descartou nesta quarta-feira atrasos significativos na entrega das sondas que estão em processo de licitação pela empresa e também para aquelas que já foram licitadas. Segundo Gabrielli, ainda este ano deverão ser assinados todos os contratos das 28 sondas previstas para a campanha do pré-sal da bacia de Santos.

Sete sondas já foram licitadas. As propostas para as 21 restantes terão que ser entregues à Petrobras até setembro deste ano.

"O prazo é até setembro, três meses (desde junho) não afeta nada o prazo, porque a primeira entrega está prevista para 2015... temos 14 sondas em operação e vão chegar mais 11 até o final do ano", explicou Gabrielli a jornalistas após palestra na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro sobre a demanda por bens e serviços da companhia nos próximos anos.

O vencedor do primeiro pacote licitado, com sete unidades, foi anunciado em fevereiro, após a estatal receber propostas em novembro de 2010, com três meses de atraso. As sete primeiras sondas serão feitas pelo Estaleiro Atlântico Sul, controlado pela Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e a sul-coreana Samsung Heavy Industries .

De acordo com Gabrielli, o primeiro pacote foi fundamental para a empresa ter uma base do preço dos afretamentos. "Agora temos a referência para o afretamento no mercado doméstico e acreditamos que a licitação deverá trazer preços competitivos", afirmou.

Gabreilli, afirmou ainda que não há uma previsão para a divulgação do novo plano de negócios da empresa, para o período de 2011 a 2015. Em apresentação sobre a demanda por equipamentos e serviços da empresa feita para fornecedores reunidos na Firjan, Gabrielli antecipou apenas que o terminal previsto para ser construído em Itaguaí (RJ) está incluído no novo plano.

Fonte: Portal Terra