Pular para o menu
1313502862

Google adquire operadora por US$ 12,5 bilhões

16 de agosto de 2011 às 10:54

A aquisição foi aunciada nesta segunda (15) e ela fortalece a gigante mundial na guerra por mobilidade. A compra da Motorola Mobility acontece depois que a fabricante de celulares decidiu em 2008 usar apenas o sistema operacional móvel Android em todos os seus aparelhos.

Ela é uma consequência da falta de sucesso da Google em adquirir patentes no último ano para poder otimizar seu potencial de inovação no mundo móvel. A Motorola Mobility detém mais de 17 mil patentes e outras sete mil e quinhentas em processo de aprovação.

O Google deixou bastante claro que segue comprometido com o Android como plataforma aberta. No mercado de tecnologia & telecomunicações vemos cada vez mais uma relação de coopetição entre os participantes globais, um verdadeiro casamento entre competição e concorrência. Ou seja, o Google agora torna-se concorrente do seus principais parceiros fabricantes de smartphones e tablets que utilizam o sistema operacional Android. Por ora, a reação dos principais fabricantes parceiros da empresa como LG, Samsung e HTC tem sido muito positiva: http://www.google.com/press/motorola/quotes/.

Em termos de efeitos para seus principais concorrentes, a maior dúvida é se a Microsoft será pressionada a adquirir uma outra fabricante de telefonia móvel ou se ela se aproximará de fabricantes já consolidados via seu sistema operacional móvel. Especulação com relação a uma eventual aquisição por parte da Microsoft já faz com que ações de fabricantes de smartphones tivessem forte aumento nesta segunda (15).

Fonte: Portal Vermelho

Compartilhar: