Pular para o menu
1526561799

Greve contra a privatização da Petrobrás é aprovada por 96,8% dos petroleiros norte-rio-grandenses

17 de maio de 2018 às 09:56

destaque

Foto: Arquivo

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, 96,8% dos petroleiros e petroleiras norte-rio-grandenses aprovaram o indicativo de realização de uma greve geral nacional contra a privatização da Petrobrás e a retirada de direitos trabalhistas.

As sessões deliberativas foram realizadas no período de 8 a 17 de maio com trabalhadores de empresas dos setores público e privado em áreas administrativas e operacionais. De acordo com a decisão, o movimento deverá ser deflagrado em data a ser definida pela Federação Única dos Petroleiros – FUP.

Além de aprovar a realização da greve, a categoria petroleira norte-rio-grandense ratificou a subscrição de um manifesto nacional dirigido ao povo brasileiro e também decidiu fazer uma contribuição financeira emergencial destinada às entidades sindicais.

Chancelado por 97% da categoria, o manifesto conclama a população à luta em defesa da soberania nacional e da democracia, denunciando o julgamento do ex-presidente Lula como uma farsa jurídica e sua prisão como um ataque ao Estado Democrático de Direito.

Já a contribuição assistencial, com o valor de 1% (0,5% para a FUP + 0,5% para o Sindicato) do salário líquido, por um período de três meses, foi aprovada por 86% dos consultados e visa dar suporte à greve e às demais lutas da categoria, numa conjuntura em que as finanças das entidades sindicais foram duramente golpeadas pela reforma trabalhista.

Nesta quinta-feira, 17, o Conselho Deliberativo da FUP reúne-se no Rio de Janeiro. O órgão é integrado por membros da Federação e por representantes de todos os sindicatos filiados. A greve nacional foi aprovada em todas as bases de entidades fupistas e o Conselho deverá iniciar a discussão sobre os encaminhamentos necessários à organização do movimento.

 

GREVE

DESCONTO ASSISTENCIAL

MANIFESTO

SIM

NÃO

ABS

TOT

SIM

NÃO

ABS

TOT

SIM

NÃO

ABS

TOT

96,8

1,6

1,6

100

86,0

8,3

5,7

100

97,0

1,8

1,2

100

 

 

 

Compartilhar: