Campanha Reivindicatória

Paralisação nacional de 24 horas deverá atingir todas as unidades da Petrobrás

17 de julho de 2015 às 16:01

Foto: Arquivo

No Rio Grande do Norte, a Campanha Reivindicatória dos trabalhadores do Sistema Petrobrás prossegue na próxima terça-feira, 21, com a realização de assembleias deliberativas em Upanema às 7h30; na sede administrativa da Companhia, em Natal, às 8h00; e, em Lorena, às 12h30. Em pauta, a proposta de realização de uma greve de 24 horas, em 24 de julho. Antes, porém, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN reúne-se nesta segunda-feira, 20, às 10h00, para fazer um balanço das ações realizadas.

Atuando simultaneamente em diversas frentes, o Sindicato promoveu assembleias na Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (antiga Termoaçu); no Ativo de Produção do Alto do Rodrigues (ATP-ARG); no Porto de Guamaré (embarque das plataformas / ATP-M); no Polo Guamaré; no campo de Canto do Amaro e na Base-34 (sede administrativa da Petrobrás em Mossoró). A estratégia de campanha definida na 5ª Plenária Nacional da FUP, realizada no início deste mês, em Guararema (SP), vem sendo amplamente aprovada pela categoria.

O entendimento majoritário manifestado no decorrer dos debates é o de que, neste momento, os trabalhadores petroleiros devem centrar esforços na defesa da Petrobrás e do pré-sal, privilegiando a chamada “Pauta Política Unificada”, protocolada junto à Companhia em 7 de julho. O documento critica o Plano de Negócios e Gestão 2015/19, defendendo a manutenção da Petrobrás como empresa integrada de energia, criticando o corte de investimentos e a venda de ativos.

Outra frente prioritária de atuação da campanha reivindicatória, neste momento, é o esforço pela derrota das iniciativas parlamentares que, a exemplo do Projeto de Lei nº 131, de autoria do senador tucano José Serra (PSDB-SP), buscam restringir o papel da Petrobrás e por fim ao modelo de partilha.

Por isso, o movimento sindical petroleiro tem exigido que a direção da Petrobrás firme posicionamento público, por escrito, sobre a capacidade da Companhia de operar o pré-sal.

Ainda conforme a estratégia definida na 5ª Plenafup, foram recepcionadas todas as reivindicações relativas à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/17, aprovadas nos congressos estaduais. Há consenso de que não se deve aceitar nenhum tipo de retrocesso nos direitos adquiridos. Na primeira semana de agosto, à luz da evolução da conjuntura, será realizada uma reunião ampliada do Conselho Deliberativo da FUP, para unificar a pauta específica da campanha, cuja data-base é 1º de setembro.

Protagonismo – Além das assembleias da Campanha Reivindicatória, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN tem sido protagonista em diversas frentes de atuação, demandando crescente apoio e participação ativa e consciente de todos os sindicalizados. Na última terça-feira, 14, a entidade esteve presente no Ato “Em defesa da Petrobrás e da Democracia”, realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na quarta-feira, 15, diretores do Sindicato participaram da reunião de defesa da Pauta Política Unificada, junto à direção da Petrobrás, e, em âmbito local, de uma audiência com o governador Robinson Faria. Nesta oportunidade, a representação sindical expôs ao chefe do Executivo as ameaças à Petrobrás e ao modelo de partilha, alertando sobre as possíveis consequências do novo Plano de Negócios e Gestão da Companhia para a economia norte-rio-grandense.

Na quinta-feira, 16, o Sindicato promoveu uma reunião plenária, em Mossoró, com a participação de representantes de 15 entidades dos movimentos sociais e do vice-prefeito da cidade, para discutir e organizar a luta em defesa da Petrobrás, do pré-sal e dos campos maduros. Na reta-final da preparação da greve, o empenho e a dedicação da categoria petroleira serão cada vez mais decisivos para o êxito do movimento.