1302200013

Inflação assusta e China eleva novamente taxa de juros

07 de abril de 2011 às 15:13

O Banco Central da China anunciou terça-feira (5) o quarto aumento na taxa de juros em seis meses, em uma tentativa de frear o volume de financiamentos bancários, conter a inflação e evitar um superaquecimento da economia.

Com o aumento de 0,25 ponto percentual, que entra em vigor nesta quarta-feira, a taxa para depósitos de um ano atingiu 3,25% e para empréstimos com o mesmo prazo, 6,31%. É uma taxa ainda bem inferior à que é praticada no Brasil (11,75%).

O país está tentando combater a inflação, que atingiu 4,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês em 2010. Somente o preço dos alimentos registrou aumento de 11% no período de 12 meses até fevereiro. Aparentemente, existe o temor de que a alta dos preços dos alimentos possa desencadear protestos num país onde as famílias mais pobres já gastam metade do que ganham com comida.

Surpresa

Nos últimos seis meses, o governo chinês tomou uma série de medidas na tentativa de conter a alta dos preços, como o endurecimento dos critérios para empréstimos e o aumento dos juros.

O governo também insistiu para que os bancos retenham mais capital, para frear a escalada de empréstimos e financiamentos.

Como já havia feito anteriormente, o Banco Central anunciou o novo aumento dos juros em um feriado nacional, quando a maioria das empresas e mercados está fechada.

Mas, segundo o jornal americano TheWall Street Journal, o momento em que a nova medida foi anunciada surpreendeu alguns analistas.

Citado pelo jornal, o economista Wang Qing, do banco Morgan Stanley, disse que o aumento das taxas foi “mais cedo do que esperávamos, já que prevíamos que ele aconteceria em meio ou junho, quando o índice total da inflação deve aumentar significativamente.

Espera-se que mais medidas de contenção da inflação sejam adotadas nos próximos meses. O governo comunista, porém, ainda trabalha com a perspectiva de um crescimento econômica superior a 9% neste ano.

Fonte: Portal Vermelho