Pular para o menu
1338339282
Incidente

Lança de guindaste da Plataforma Ubarana 6 cai sobre convés

Perícia do OMC no manejo do equipamento foi determinante para livrar pessoas e instalações

29 de maio de 2012 às 21:54

Por muito pouco, um incidente ocorrido na Plataforma de Ubarana 6 (PUB-06), às 9h30 desta terça-feira, 29 de maio, não acrescentou novos nomes à escalada de vítimas de acidentes de trabalho em instalações da Petrobrás. Segundo depoimentos de trabalhadores, a perícia do OMC, que girou o guindaste, livrando os trailers e algumas pessoas que estavam próximas, no convés, e também do MCB, que aguardava o recebimento da carga, tendo que pular e se afastar de onde a lança bateu, foram determinantes para o desfecho.

A lança do guindaste HR-60 caiu sobre o convés superior da plataforma, enquanto movimentava uma carga no gancho auxiliar, de aproximadamente 100 Kg, com ângulo em 55º de inclinação. A ponta da lança ficou danificada de forma irreparável, rompendo o guarda-corpo e um poste de iluminação da plataforma, e parando, apenas, depois de se apoiar sobre o convés superior.

Todos os que estavam na Plataforma foram removidos para a enfermaria da PUB-02 para avaliação médica e, alguns trabalhadores foram liberados de suas funções. Uma avaliação preliminar, visual, feita por trabalhadores, aponta como causa principal a falha de um componente da caixa de redução (engrenagens) do tambor de giro da lança, deixando a mesma sem freio.

Uma comitiva formada por gerentes e engenheiros esteve na Plataforma para investigar o incidente, autorizando a desmontagem do equipamento para aprofundarem a investigação. Os trabalhadores relembram que os incidentes e acidentes não acontecem por acaso: tudo é, também, uma conseqüência!.

Compartilhar: