Manifestantes ocupam Câmara Municipal de Natal

18 de julho de 2013 às 13:07

Um grupo de manifestantes ocupou a Câmara Municipal do Natal na manhã desta quinta-feira (18). O grupo cobra a suspensão do trâmite do projeto que trata sobre a licitação dos transportes públicos de Natal, que já está no Legislativo Municipal e tem discussão agendada para começar na segunda-feira (22). Até o momento, não houve atos de vandalismo. A CMN está em recesso.

A ocupação, ainda de acordo com informações preliminares, ocorreu de maneira discreta. Os manifestantes entraram em pequenos grupos ou até sozinhos e, quando já estavam no pátio interno, juntaram-se.

A subcomandante de ação ambiental da Guarda Municipal, Luciana Lima, informou que os 30 estudantes chegaram por volta das 10h30 entraram na Câmara Municipal com a permissão da Presidência da Casa, "não configurando, portanto, invasão". "O presidente aceitou a entrada dos estudantes e nós fomos chamados para manter a ordem", disse Luciana Lima.

Ainda de acordo com a subcomandante da Guarda, o fechamento da porta de entrada da Câmara Municipal para que outros manifestantes não entrem na Casa também foi determinação da Presidência da Casa. A medida teria a intenção de evitar tumulto. Os próprios funcionários da CMN foram impedidos de entrar pela na Câmara pela Guarda Municipal, sendo informados que o expediente havia se encerrado.

Os vereadores Júlio Protásio (PSB), Hugo Manso (PT), Sandro Pimentel (PSOL), e o presidente da Casa, Albert Dickson (PP), se apresentaram para participar de reunião com os manifestantes, para ouvir os pleitos. De acordo com informações de alguns participantes, as demandas são as mesmas já apresentadas anteriormente, referentes ao passe livre, melhoria no transporte público e parada no trâmite do projeto de licitação nos transportes até que haja discussão com os manifestantes. No entanto, os participantes do protesto condicionaram o início da conversa à liberação da entrada do grupo que está fora da CMN.

A entrada da imprensa está vetada, assim como para as demais pessoas que têm a intenção de entrar no prédio. Através da página do grupo "Revolta do Busão" no Facebook, os manifestantes convocaram os demais integrantes do movimento para participarem de um ato na tarde desta quinta-feira (18), às 14h, para tratar sobre a ocupação e as reivindicações.

Anteriormente, o grupo já havia confirmado uma mobilização nas ruas de Natal, às 16h de amanhã (19), e outra às 9h da segunda-feira (22), na Câmara Municipal do Natal.

Tribuna do Norte