Pular para o menu
1469541975

Mossoró: Petroleiros mobilizados contra privatização da Petrobrás bloqueiam BR

26 de julho de 2016 às 11:06

destaque

Foto: Alexandre Domingos

Petroleiros e petroleiras lotados na Base-34, sede administrativa da Petrobrás, em Mossoró, bloquearam as duas vias da BR-304, em frente ao portão principal de acesso à empresa. A manifestação foi realizada a partir das 6 horas da manhã desta terça-feira, 26, e teve por objetivo protestar contra a venda de campos petrolíferos e a privatização da Petrobrás.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o engarrafamento chegou a dois km de extensão, no sentido Mossoró-Natal. Para realizar o protesto, que integra o Dia Nacional de Luta, os petroleiros mossoroenses contaram com o apoio de trabalhadores de diferentes categorias profissionais e representantes de movimentos sociais.

Privatização

Em março, a Direção da Petrobrás anunciou a disposição de vender 104 concessões de exploração e produção de petróleo e gás, em diversos estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, a companhia pretende se desfazer de 38 concessões, sendo 34 no Polo Riacho da Forquilha e quatro no Polo Macau. No total, a produção diária desses campos é de aproximadamente 15 mil barris.

 Na opinião da Diretoria do SINDIPETRO-RN, a privatização dos campos petrolíferos da Petrobrás trará graves prejuízos econômicos e sociais para a população. Entre os impactos negativos esperados, o Sindicato destaca a queda na arrecadação de estados e municípios, redução de empregos, diminuição da renda, precarização das condições de trabalho e o fim de diversos programas sociais desenvolvidos pela estatal.

Compartilhar: