Pular para o menu
1461001491

Nesta quarta, 20, Mossoró sediará ciclo de debates sobre petróleo, soberania energética e bacia potiguar

18 de abril de 2016 às 14:44

destaque

Foto: Arquivo

Na próxima quarta-feira, 20 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Mossoró, sediará o I Ciclo de Debates sobre Petróleo direcionado à Soberania Energética e à Bacia Potiguar. O evento terá início às 19h00, no auditório do IFRN e a entrada é franca.

A iniciativa é protagonizada pelo Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte – SINDIPETRO-RN, em parceria com o Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros, do IFRN. Os debates abordarão as consequências da crise política e econômica por que passa o país e seus reflexos no setor de petróleo e gás do Estado, assim como eventuais desdobramentos em relação ao futuro do pré-sal brasileiro.

Entre os palestrantes convidados, estão o sociólogo e atual diretor de Comunicação do SINDIPETRO-RN, Márcio Dias; o engenheiro de Petróleo e presidente da AEPET-NS, Ricardo Pinheiro; e o engenheiro de Petróleo e professor do IFRN, Campus Mossoró, Eduardo Gagliuffi Peralta.

Os participantes vão se posicionar ante o Projeto de Lei, recentemente aprovado no Senado, que desobriga a Petrobrás de ser a única operadora do pré-sal. Também deverão responder a diversos questionamentos, dentre os quais se destacam: a privatização seria a melhor estratégia? A privatização atenderia aos interesses dos brasileiros? A Petrobrás teria condições de renegociar sua dívida com apoio do Governo e manter o sistema íntegro? A corrupção dentro da estatal é generalizada e incontrolável? Energia é questão de Estado ou tem que depender de Governo?

Compartilhar: