Central Resources

Nova paralisação cobra fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho

Atividades permanecerão suspensas durante todo o dia e poderão se prolongar por tempo indeterminado

13 de agosto de 2013 às 11:52

Foto: Arquivo

Dito e feito! Como a Central Resources não apresentou contraproposta satisfatória para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2013-2014, os trabalhadores decidiram realizar uma nova paralisação, nesta terça-feira, 13 de agosto. Só que, diferentemente da última sexta-feira, quando o movimento teve quatro horas de duração, os trabalhadores manterão a mobilização de hoje por todo o dia. O acesso de carretas às instalações já está bloqueado. A Central Resources presta serviços à Petrobrás operando totalmente as Estações Coletoras de Ponta do Mel e Redonda, no município de Areia Branca (RN).

A data-base para a repactuação do Acordo Coletivo é 1º de maio. No entanto, desde então, a empresa vem dificultando as negociações, seja por protelar os entendimentos, seja por apresentar propostas rebaixadas. No último dia 2 de agosto, visando agilizar o processo, os trabalhadores decidiram elaborar uma Pauta Mínima de Reivindicações, que ainda não foi respondida pela direção da empresa, e da qual os empregados não estão dispostos a abrir mão (veja, a seguir).

1- Reajuste salarial de, no mínimo, 9%;

2- Implementação do PCCS, até outubro de 2013;

3- Juntar o auxílio-refeição e o auxílio-alimentação em um só cartão, e que seja opcional;

4- Os trabalhadores só aceitarão o novo ACT se o GDO for aferido de forma coletiva e não individual;

5- O ponto deverá ser batido na base da empresa, na entrada e na saída;

6- Que sejam cumpridos os regimes administrativo e de turno;

7- Com relação aos cursos: a empresa assume o ressarcimento de 80% do valor da mensalidade de cursos frequentados pelos trabalhadores que tenham relação com o exercício da atividade profissional. Apenas nesta hipótese, os trabalhadores abrem mão do financiamento para dependentes.