1316197677

Nove estádios mantêm prazo de entrega para dezembro de 2012

Duas cidades já estão fora da Copa das Confederações: São Paulo e Natal

16 de setembro de 2011 às 15:27

Dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014, nove mantêm prazo de entrega para dezembro de 2012, segundo levantamento do Bom Dia Brasil: com obras atrasadas, Natal e São Paulo já estão fora da Copa das Confederações, enquanto Manaus promete concluir tudo até junho de 2013, véspera do torneio no Brasil.

- O ano de 2013 será o da vidraça, porque nós não teremos tudo pronto. A mídia internacional, com seu olhar critico, virá para cá e começará a dar notícias do Brasil - alertou José Roberto Bernascioni, diretor do Sinaenco.

Rodrigo Amorim/AgecopaArena Pantanal: quase um terço da obra está pronta em Cuiabá

O Comitê Organizador (COL) acompanha cada passo que o Brasil dá em direção à Copa de 2014, desde o orçamento até infraestrutura montada para a festa do futebol mundial. Em uma sala, 21 pessoas trabalham no acompanhamento das obras dos estádios. Quatro monitores recebem imagens em tempo real de 24 câmeras, o que facilita o monitoramento. São imagens, fotografias e muitas plantas. O que não pode fazer parte do programa é o atraso nas obras.

Dos estádios com o cronograma em dia, dois pertencem a clubes: o Beira-Rio, do Internacional, e a Arena da Baixada, do Atlético-PR. Em Porto Alegre, terraplanagem e fundações já foram feitas, mas o Colorado ainda negocia parceria para as reformas e as obras estão paradas.

Como já atende a várias exigências da Fifa, o campo de Curitiba é o que prevê menor valor de investimento para a reforma, mas o início da ampliação da arquibancada foi adiado várias vezes e agora está marcado para outubro.

O antigo estádio de Salvador (Fonte Nova) foi totalmente implodido e a primeira etapa está concluída. No Mineirão, as demolições acabaram. Em Brasília houve alguns problemas, como a tentativa fracassada de implosão da arquibancada que acabou tendo que ser demolida manualmente. Pela estimativa do governo do Distrito Federal, 35% das obras estão concluídas.

A Arena Pantanal já teve alguns atrasos, mas chega a setembro com um avanço de quase um terço da obra. Em Fortaleza, a estrutura original do Castelão foi demolida para reforma e, de acordo com o governo do estado, falta completar 60% da obra.

Em Recife, a terraplanagem foi concluída e as fundações para a nova arena estão adiantadas. A obra do Maracanã era uma das mais adiantadas, mas duas greves de operários podem por em risco o cronograma  que, por enquanto, está mantido para dezembro de 2012: 25% das obras estão concluídas.

- Nós estamos trabalhando para receber com prazo antecipado, para que a gente possa também colocar as estruturas temporárias, que é responsabilidade de cada sede também. Depois fazer os testes, fazer um jogo teste, e aí realizar o evento da melhor forma possivel, que nós sabemos realizar - disse Ricardo Trade, diretor executivo de operações da Fifa.

* Fonte: globoesporte.com