Pular para o menu
1311868000

O Brasil comemora o dia do agricultor familiar

28 de julho de 2011 às 12:46

Os agricultores familiares comemoram o seu dia em 25 de julho, mas o dia do agricultor instituído por Juscelino Kubitschek em 1960, é comemorado em 28 de julho. A data merece mesmo celebração, pois quem coloca a maior parte da comida na mesa do brasileiro é a agricultura familiar.

Eles acordam e logo cedo já vão para a lida, cuidar da criação ou da plantação. Às vezes com muita dificuldade e sem a modernidade e mecanização, é assim que pequenos agricultores cultivam arroz, feijão, alface, mandioca, entre outros produtos que compõem o prato na mesa dos brasileiros. 75% dos alimentos produzidos e consumidos no país vêm da agricultura familiar e 25% ficam por conta do agronegócio.

Certos hábitos são preservados pelos agricultores familiares, que não escolhe hora para o trabalho. De sol a sol ficam atento à produção rural, seja cedo, para ainda tirar leite manualmente, seja de madrugada para colher o tomate, para chegar mais bonito as bancas de verduras e legumes. A tuia não pode ficar vazia, pois dá uma agonia.  

A maioria das crianças estuda longe das propriedades, os caminhos nem sempre tem acesso fácil, principalmente quando chove. Ainda o fogão a lenha aquece a cozinha naquele dia mais frio, e garante uma comida mais saborosa. Mas, nem tudo é saudosismo e tradição.

A concentração de propriedades no campo deixa cerca de sete milhões de trabalhadores rurais sem acesso à terra. Um dos fatores responsáveis pela má distribuição de terra no Brasil é a falta de vontade e de decisão política. Só com os instrumentos criados pelo governo não foram registrados muitos avanços. Existe uma desigualdade na ocupação dos espaços de poder, o poder econômico, está nas mãos do latifúndio.

O governo federal este ano anunciou o plano safra 2011/12, destinando mais de R$ 96 bilhões para o agronegócio, e pouco menos de 20%, R$ 16 bilhões para a Agricultura Familiar. O resultado da produção de alimentos é inversamente proporcional ao investimento do governo na agricultura. Mais precisamente, 75% dos alimentos produzidos e consumidos no país vêm da agricultura familiar e 25% ficam por conta do agronegócio.

A CTB cumprimenta a todos os agricultores familiares pela comemoração de seu dia, e reafirma sua solidariedade e apoio na luta por novas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país.

Fonte: Portal CTB

Compartilhar: