Palocci pede desligamento do conselho da Petrobras

09 de junho de 2011 às 11:00

O ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci pediu seu desligamento do conselho de administração da Petrobras, informou a Casa Civil nesta quarta-feira. Palocci havia sido indicado e aprovado para fazer parte do conselho em abril e após a sua saída do governo havia dúvidas se ele permaneceria colaborando com a estatal petroleira.

Mais cedo nesta quarta-feira o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou a jornalistas no Rio que o ex-ministro-chefe da Casa Civil possivelmente ficaria no conselho pelo menos até o ano que vem.

Gabrielli afirmou que o mandato de Palocci tinha duração de um ano e só poderia ser interrompido, eventualmente, se o assunto fosse incluído em uma Assembléia Geral Ordinária.

Pelo estatuto da Petrobras, esse tipo de assembléia é realizado anualmente, e a última ocorreu em 28 de abril.

"A Procuradoria arquivou as denúncias e ele renunciou para não prejudicar o governo. Se ele decidir ficar ou não é com ele", afirmou Gabrielli após apresentação que fez a fornecedores na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Segundo Gabrielli, o ex-ministro é uma pessoa "de alta competência" e a sua presença no conselho de administração da estatal não afetaria o dia-a dia e o desempenho da companhia.

Antonio Palocci pediu demissão do cargo de ministro-chefe da Casa na terça-feira, em meio a denúncias de suposto enriquecimento ilícito e tráfico de influência enquanto era deputado federal por São Paulo.

Palocci foi eleito para o conselho da Petrobras em abril, como representante do acionista controlador, em substituição ao ex-ministro de Minas e Energia Silas Rodeau, que também deixou o governo por suspeita de integrar um esquema de fraude de licitações, em 2007.

Fonte: Portal Terra